Categorias
Web e outros Media

Massa crítica cultural I: The Bike Show – a bicicleta na rádio

Quando se atinge um número significativo de pessoas que partilham uma cultura da bicicleta como um meio de transporte, de afirmação pessoal, de entretenimento, moda e cultura, de desporto, e até como a base de uma actividade profissional, começam a surgir inúmeras manifestações culturais, bem como empresas, produtos e serviços a servir esses nichos de mercado crescentes. À medida que a bicicleta ganha atenção, estatuto, importância e visibilidade, começa a ocupar espaço nos media tradicionais, a ser tema de programas de TV, rádio, colunas de imprensa, começam a haver eventos baseados nesta cultura.

Em Portugal ainda estamos a anos-luz disto. But hey, we can have some glimpses of what it could be. What it can be, if we want to. 😉

A Resonance FM, uma rádio londrina, tem um programa semanal sobre bicicletas (eventos, desporto, política, etc), o Bike Show. Este programa ganhou um London Cycling Award na categoria de “melhor media” em 2005. Através do podcast o programa chega a milhares de pessoas em todo o mundo.

Todos os realizadores de programas e engenheiros desta rádio são voluntários não-remunerados, pelo que se apela às doações monetárias para manter os projectos a correr.

Pelos vistos, o mais popular do Bike Show junto dos ouvintes são as “entrevistas em andamento”, que são um passeio de bicicleta combinado com uma entrevista ao vivo. Ao longo dos anos o apresentador Jack Thurston desenvolveu um conjunto único de talentos necessário para conduzir uma bicicleta, segurar um microfone, não se perder, despistar nem cair no rio, tudo enquanto conduz uma entrevista com o seu convidado do dia. 🙂

jack_pic1_web.jpg

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *