Categorias
Eventos Iniciativas Lifestyle e Cultura Notícias

Bicycle Film Festival – Lisboa 2009

O Ricardo andou recentemente por Milão na edição do festival de 2008 nesta cidade. Agora parece que é este ano que o BFF chega a Lisboa, em Setembro! 🙂

Recebemos este press release:

A celebração da BICICLETA e cultura ciclística

Qual a melhor forma de celebrar a bicicleta? Pela arte, performances, cinema, música, e – claro – pedalando!

O BICYCLE FILM FESTIVAL [BFF] integra-se na emergente cultura do ciclismo urbano. Conjugando os diferentes aspectos da cultura ciclística, promove a bicicleta e a sua capacidade de nos transportar de variadas maneiras.

Desde que surgiu em 2001 em Nova Iorque, o BFF contribuiu significativamente para a dinâmica de crescimento do movimento ciclístico nas grandes cidades do Mundo. O seu propósito é o de estimular positivamente a comunidade e os utilizadores da bicicleta através de diversas actividades.

Uma tendência VERDE e CRESCENTE

São inegáveis os benefícios da bicicleta para os seus utilizadores e para a cidade e comunidade onde se inserem.

Promover o uso da bicicleta é estimular um modo de vida mais saudável e ecologicamente sustentável. Por isso, cada vez mais pessoas circulam de bicicleta nas grandes urbes, e um número crescente de ciclistas identifica-se actualmente com um modo de vida baseado no transporte individual sustentável. A “Bike Scene” ganha um reconhecimento crescente na sociedade, como sucedeu com o surf ou o skate nos anos 80 e 90.

Programação FRESCA e ORIGINAL

A programação do BFF é transversal a várias disciplinas e públicos-alvo, integrando uma mostra de cinema, exposições artísticas, workshops, música e performances, passeios e actividades de bicicleta.

O BFF tem apresentado trabalhos de artistas e cineastas estabelecidos bem como de outros que obtiveram reconhecimento global com o Festival. Em edições anteriores, foram apresentados trabalhos de autores como MICHEL GONDRY, SWOON, PHIL FROST, MADSAKI e PETER SUTHERLAND, entre outros.

Os eventos são muito populares e eclécticos, incluindo trabalhos seleccionados especialmente para cada edição, ao nível internacional e local.

Cada cidade apresenta sempre uma programação inédita e única, proporcionando uma oportunidade ímpar de juntar criadores e público de áreas muitas vezes bem diferentes.

Uma Audiência ENTUSIASTA e GLOBAL

O público do BFF é composto essencialmente por jovens urbanos, que se identificam com cinema independente, arte, música e desporto. Ao longo dos anos, ainiciativa gerou uma comunidade de adeptos que viaja para participar nas diferentes cidades onde o evento decorre.

As expectativas têm sido consistentemente excedidas, com as audiências a duplicar a cada ano. Em 2008, participaram cerca de 150.000 pessoas em 17 cidades.

O evento tem obtido elevada notoriedade mediática junto de canais televisivos, jornais e revistas, e também beneficia de uma cobertura significativa na internet.

Próxima Etapa: LISBOA

Pela 1ª vez, a capital portuguesa acolherá o BFF, em Setembro, integrando o grupo de cidades na vanguarda do movimento ciclístico global.

Tendo em conta o interesse crescente pelo tema, espera-se uma forte adesão de público e a participação de artistas nacionais.

Brevemente, serão apresentadas mais novidades…

Não vamos parar de pedalar!

O prazo para apresentação de filmes para o concurso internacional BFF termina a 7 de Março.

No entanto, o prazo para submissão de filmes e propostas artísticas para o BFF Lisboa foi alargado até Junho. Participa!

[Mais informações em http://bicyclefilmfestival.com/]

BICYCLE FILM FESTIVAL – LISBOA 2009

Contacto:

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

5 comentários a “Bicycle Film Festival – Lisboa 2009”

Bom dia,
Super interessante esta iniciativa, estou bastante curioso em ver alguns dos filmes que se apresentam neste festival.
No entanto tenho uma duvida, já andei pelo site oficial, mas nao consigo perceber onde são exibidos os filmes, tirando a realização de festas e alguns eventos, não me apercebi dos locais onde se realizarão a maioria das projecções.
Já agora no domingo o 2passeio” de bicicleta, inicia-se onde??
ps – se tiver disponivel o programa do evento, envie-me por favor.
Cumprimentos, e obrigado.

Mario Niza

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *