Categorias
Imagens Infraestruturas e urbanismo Videos

Desníveis

Trampe, o primeiro elevador de bicicletas do mundo, em Trondheim na Noruega, já é famoso. Implementado em 1993, permite percorrer 130 metros de uma subida íngreme a 2 m/s, e pode ser usado por 5 ciclistas em simultâneo. Esta subida separa o centro da cidade do campus universitário e 50 % dos utilizadores são estudantes. 41 % dos utilizadores do Trampe disseram que esta infrastrutura os incentivou a usar mais frequentemente a bicicleta.

illustrasjon.jpg
[Fonte: apresentação da Bikepark.net na Eurobike]

No site estão disponíveis fotos, e um video oficial (em 2 opções de qualidade). Engraçado que o elevador até é usado por pessoas sem bicicleta, mas com carrinhos de bebé! 🙂 O video já está disponível também no YouTube:

Onde está também um outro, “amador”:

Outra alternativa para ultapassar rapida e facilmente desníveis grandes e/ou longos é um sistema tipo teleférico. Muito usado nas estâncias de neve, para transportar os seus utilizadores e respectivo equipamento, também pode ser usado para transportar pessoas com as suas bicicletas. Na foto seguinte o contexto é desportivo / de lazer, mas uma alternativa focada na mobilidade diária é uma possibilidade!

bikeparkpontonet.png

[EDIT 6/1/07: A Turistrela tem um serviço destes a funcionar no Vodafone Bike Park:

telecadeirasbikepark.png

Mas é também em contexto desportivo e de lazer.]

E quando nem sequer temos um caminho por onde pedalar, mas sim umas escadas? Também há solução! Dois exemplos simples:

Calhasbom para pôr nos acessos das estações de comboio e metro, por exemplo, e demais passagens relevantes para uma utilização híbrida peão/ciclista:

sophiemrejen.jpg
[Fonte: Sophie Mrejen]

sophiemrejen2.jpg
[Fonte: Sophie Mrejen]

bikeportland.jpg
[Fonte: BikePortland.org]

Rampasem vez de termos que carregar as bicicletas (ou outras coisas com rodas?) às costas, podemos levá-las empurrando-as, sempre deve custar menos!

paultheseeker1.jpg
[Fonte: Paul_the_seeker]

paultheseeker2.jpg
[Fonte: Paul_the_seeker]

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Um comentário a “Desníveis”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *