Categorias
Ambiente e Energia Eventos Notícias

Semana da Mobilidade e Dia Sem Carros na Sobreda

«De 16 a 22 de Setembro, em várias cidades europeias e também em Almada, decorrerá a Semana Europeia da Mobilidade. O evento culmina com mais um Dia Europeu Sem Carros que, este ano, será em Vale Figueira na Sobreda. Apareça e participe neste dia!

Este ano, a Semana da Mobilidade é subordinada ao tema «Melhores ruas para as pessoas» e oferece um vasto programa de actividades, com o objectivo de promover e dar a conhecer formas de mobilidade mais amigas do ambiente e criar oportunidades de discussão deste tema que influencia a qualidade de vida de todos e o Planeta que partilhamos.

A Semana, que se inicia a 16 de Setembro, termina com o Dia Europeu Sem Carros, no dia 22 desse mês, Sábado, onde uma zona é condicionada ao trânsito automóvel. Andar a pé, de transportes colectivos, de bicicleta ou em qualquer outro meio de transporte não poluente, são as opções a que se quer dar prioridade neste dia. Depois de Almada, Laranjeiro, Trafaria e Costa de Caparica será Vale Figueira, na freguesia de Sobreda, a acolher este evento, onde se espera o mesmo êxito e participação das anteriores edições, que mereceram o reconhecimento de diferentes entidades nacionais e europeias pela qualidade das actividades e das medidas de carácter duradouro que estão a ser adoptadas nos locais que receberam o Dia sem Carros. (…)»

[Fonte: AGENEAL, via Pedro Machado na mailing list da MC]

O programa tem coisas giras, entre passeios de bicicleta, cursos de eco-condução e de segurança rodoviária, animações várias, e até cinema: EcoMovie – Ciclo de filmes e documentários sobre temáticas associadas às alterações climáticas e à mobilidade, organizado por escolas. Em 2004 houve algo do género, o Bike in… a bicicleta no cinema – Sessão cinematográfica sobre a bicicleta, onde houve exibição de filmes publicitários candidatos ao Prémio “A bicicleta na publicidade” (“Le Velo dans la Pub”, Velo-City 2003, Paris), seguidos do Filme de Animação “Belleville Rendez-vous” [obrigada ao Pedro Machado por me enviar o programa 🙂 ].

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

2 comentários a “Semana da Mobilidade e Dia Sem Carros na Sobreda”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *