Categorias
Eventos

Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta 2007

Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta da FPCUB 2007Decorreu hoje a entrega do Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta, na sua segunda edição. Este prémio criado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) pretende homenagear empresas, entidades e indivíduos que de alguma forma contribuem para promoção da mobilidade sustentável e utilização da bicicleta, tal como tínhamos anunciado.

Ana Louro, em nome da FPCUB, apresentou algumas questões sobre a temática mobilidade e utilização de bicicleta, entre elas: problemática do carro (ou excesso deles); vantagens da utilização da bicicleta; necessidade de promover o uso da bicicleta, bem como o défice desta promoção da parte do governo; vantagens para a saúde da utilização da bicicleta e como usar esta vantagem para apelar ao seu uso; o trabalho da FPCUB no âmbito de promover o uso da bicicleta e a evolução da sua utilização desde os 0,5% de há 10 anos; a necessidade de criar redes de ciclovias com âmbito turístico nacional e internacional; a redução da taxa do I.V.A. para as bicicletas.

Mesa - Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta da FPCUB 2007

Mesa composta por:

  • António Crisóstomo Teixeira (ex-Presidente da CP, Presidente do IMTT)
  • José Sá Fernandes (Vereador da CML)
  • Ana Paula Vitorino (Secretária de Estado dos Transportes)
  • José Manuel Caetano (Presidente da FPCUB)
  • Joaquim José de Oliveira Reis (Presidente do Metropolitano de Lisboa)

Este ano os galardoados foram:

    Empresas

  • Soflusa
  • Transtejo
  • Ambas pelo trabalho em prol do transporte de bicicletas nos seus barcos, inclusive a possibilidade de transportar gratuitamente a bicicleta a qualquer hora do dia

    Comunicação Social

  • LUSA
  • SIC
  • Ambas pela divulgação e promoção de notícias relacionadas com a mobilidade e utilização da bicicleta.
    O representante da LUSA referiu que contando com as notícias desportivas, existem no arquivo da LUSA deste ano cerca de 140 notícias com a palavra bicicleta.
    A SIC mandou instalar um chuveiro para os trabalhadores que se deslocam para lá de bicicleta.

    Individuais

  • Rui Godinho
  • Pelos projectos em prol da mobilidade e da utilização da bicicleta enquanto vereador da CML no ano 2000. Apelou a que seja recuperado o projecto para a rede ciclável de Lisboa, que já teria sido aprovado na CML e financeiramente pelo governo antes da CM mudar de executivo, da qual faz parte a ciclovia de Telheiras a Entrecampos.

  • Frederico Galvão da Silva
  • GNR - Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta da FPCUB 2007Fez parte da equipa que reintroduziu a utilização da bicicleta para patrulhamento local pela G.N.R., com o lema “Sempre próximos”. Projecto que teve início em 2000. Salientou um dado importante face às vantagens económicas da bicicleta, já que 1 jipe que permite a 2 militares fazerem patrulha, dá para comprar 22 bicicletas que equiparão 22 militares activos.

  • João Soares
  • Presidente da CML na mesma altura que Rui Godinho, pelo trabalho desenvolvido no âmbito dos mesmo objectivos de promoção da mobilidade e utilização da bicicleta.

Mesa - Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta da FPCUB 2007A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, fez uma apresentação final onde entre outras coisas referiu:

A possibilidade de as bicicletas poderem usar os elevadores do Metropolitano de Lisboa para descerem ao cais, e referidas as dificuldades de adaptar as estações mais antigas. É pena que ainda não tenham descoberto as calhas para as escadas, espero que o façam brevemente! 🙂

Foram referidas as carreiras de teste da Carris com possibilidade de transporte de bicicleta durante o fim-de-semana, a 708 e 723, que ligam a Algés e ao Parque das Nações, como já tínhamos referido anteriormente.

O plano nacional de ecovias com 710km que já tem troços em construção ou finalizados.

Parece que a via ciclável da frente ribeirinha de Lisboa tem muito boas condições políticas para se realizar, vamos ver como e quando começam as obras!

Falou-se de muito mais coisas mas isto chega para ter uma ideia do que se passou. Além disso eu não escrevo assim tão rápido e esqueci-me do gravador. 😉 Se me tiver enganado nalguma coisa, just let me know. Obrigado! 🙂

Por Bruno Santos

Instrutor de condução, formador e técnico de mecânica de bicicletas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *