Categorias
Notícias CaP Serviços CaP Videos Web e outros Media

Curso de Condução de Bicicleta no Biosfera

A peça que gravámos no passado dia 2 de Agosto, sobre o Curso de Condução de Bicicleta, para o programa Biosfera, foi emitida pela primeira vez ontem na RTP 2, às 19h. Podem ver o vídeo no site da RTP (aos 21 min). O programa repete hoje às 13h na RTP N (e às 02h15 na RTP Internacional e na RTP África) e no sábado às 11h na RTP 2.

Gostámos do resultado final, embora o locutor da peça se foque um bocado “exageradamente” no mau comportamento dos condutores de automóveis e na necessidade de infraestruturas (infiro que se refira às ciclovias). Nem andar de bicicleta é assim, geralmente, tão perigoso nem as ciclovias são tão fundamentais (ou sequer desejáveis) na maior parte das situações em contexto urbano. É importante aprender a conduzir uma bicicleta em meio urbano seja com que infraestruturas forem. E circular em ciclovias (mesmo que se conseguisse circular sempre exclusivamente em ciclovias) também requer saber o que se está a fazer, as ciclovias não devem ser uma desculpa para não formar as pessoas, sob pena de estas vias se tornarem impraticáveis e ineficientes pelo comportamento errático e negligente dos seus utilizadores…

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *