Categorias
Ciência e Tecnologia Eventos Imagens Mobilidade

Eficiência energética de meios de locomoção

Comparação da eficiência energética de vários meios de locomoção:

Gráfico do Plano Almada Ciclável

Esta figura foi retirada da apresentação de Catarina Freitas, da C.M. de Almada, “Plano Almada Ciclável: a bicicleta como opção de mobilidade num sistema de transportes multimodal“, feita no Seminário “Mobilidade Sustentável: Iniciativas e Experiências” (clique aqui para ver o programa em pdf), dia 15 de Março de 2006, em Lisboa. Infelizmente as apresentações já não estão disponíveis no site do Instituto do Ambiente, mas eu fiz o download de todas, na altura, e posso enviar por e-mail a quem o solicitar. 🙂

Num outro site encontrei um outro gráfico, até mais completo:

Eficiência

Uma pessoa a deslocar-se de bicicleta é a forma mais eficiente de locomoção, requerendo menos energia por quilómetro percorrido, por pessoa. 🙂 De notar o problema de ineficiência (energética mas também de aproveitamento do espaço físico, por exemplo) de nos locomovermos sozinhos num carro de 5 lugares! Precisamos de maior oferta de produtos alternativos no mercado! Carros para 2 pessoas ou até carros feitos para 1 só pessoa! O aparecimento e generalização do Smart fortwo foi um marco importante, mas precisamos de mais! Além de maior variedade na capacidade dos veículos é necessária maior diversidade de combustíveis e fomento de uma cultura amiga do e propícia ao carpooling e ao carsharing!

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Um comentário a “Eficiência energética de meios de locomoção”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *