Categorias
Eventos Iniciativas

Fórum Europeu de Oficinas de Bicicleta

O “European Forum of Bike Workshops” decorrerá em Roma, dias 23, 24 e 25 de Maio de 2007.

[Via CiudadCiclista e Granada Vía Verde]

bikesocialforum1.jpg

Quem são os organizadores?

A “Ciclofficina Popolare“, surgiu da ideia de alguns participantes da Massa Crítica de promover o uso, conhecimento, visibilidade e consciencialização da bicicleta como meio de transporte urbano pessoal, bem como de partilhar instrumentos e conhecimentos de manutenção, reparação, montagem e restauração de bicicletas, de serviços de empréstimo de bicicletas de conveniência, de recolha de peças sobresselentes, etc. Mais sobre as suas motivações e actividades aqui.

Temas e objectivos do Fórum

Desde 2005 que a Ciclofficina começou a recolher info sobre outras estruturas homólogas, de modo a perceber melhor quais eram as outras realidades de pessoas a gerir estruturas comunitárias para promover o uso da bicicleta nas cidades europeias, e tentaram criar uma rede de oportunidades que pudesse reunir todas as cicloficinas da Europa. Mais aqui.

As questões a debater serão escolhidas pela comunidade, online, antes do Fórum. A ideia é os vários grupos ficarem a conhecerem-se bem, e comunicarem e trabalharem juntos, quer “virtualmente” antes do evento, quer durante o mesmo. Um trabalho feito “na e pela base”, para promover o uso da bicicleta de uma forma diferente da que os lobbies e promotores institucionais fazem. (…)

Alguns grupos requerem mais bicicletas para reciclar (restaurar), e a União Europeia desmancha mais de 35 milhões de bicicletas por ano! Outros têm dificuldade em encontrar um local para operar, e mantê-lo. Alguns têm problemas em manter as iniciativas, outros arranjaram maneiras de as sustentar. Alguns grupos são mais activos do ponto de vista técnico, outros focam-se nas questões e implicações políticas. Mas todos partilham da ideia do uso da bicicleta como um conceito revolucionário, e é este o seu maior objectivo: explicar a toda a gente quem eles são, o que fazem, por que o fazem, e onde tencionam ir.

Programa provisório:

23 may

– Do it Yourself repair workshop, videos and debate on how to repair a bicycle, fix it , recycle it or just paint it.

– Bike workshops, how do they work? Meaning and deployment of a bike workshop. Experiences from all structures.

– Social dinner in the social centre.

24 may

– Growing the network, setting up the communication grid for the future development of this new permanent forum.

– Part 1 of conclusions. Public assembly on the results and aims of the new forum.

– Social dinner in the social centre.

25 may

– Part 2 of conclusions. Public assembly on the results and aims of the new forum. Velo-city coming up|

– Interplanetary critical mass through Rome

– Social dinner and PARTY! in the social centre.

Por cá também há gente a trabalhar para pôr uma Cicloficina a funcionar em Lisboa, sedeada no Espaço Crew Hassan, em Lisboa. Também partiu de um grupo de participantes na Massa Crítica. Mais info aqui e aqui.

Uma questão paralela mas com alguma relação. Sabiam que a UE, em Julho de 2006, autorizou taxas de IVA mais baixas, em 17 países, para uma série de actividades de trabalho intensivo, entre as quais a reparação de bicicletas? Tal medida aplica-se apenas até 2010, a ideia é testar o impacto na criação de emprego e na evasão fiscal.

Nove países da EU (todos “antigos”) já aplicavam as taxas fiscais mais baixas, mais oito pediram autorização para o fazer. Nenhum país quis aplicar a gama inteira de taxas reduzidas disponível.

Portugal não incluiu a reparação de bicicletas na lista de actividades com direito a redução da taxa de IVA.

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

4 comentários a “Fórum Europeu de Oficinas de Bicicleta”

Olá Ana! 🙂

“Mas aqui não tem um curso desse, mas tem pessoas triatletas, dono de uma loja e outros, que estão dispostos a fazer. peço-lhe então orientações para aquisição de livros, apostilas à respeito.”

Se têm a colaboração de pessoas que usam e mantêm bicicletas, têm o básico para fazer algo como a cicloficina.

A ideia fundamental da cicloficina é juntar pessoas que gostam de bicicletas, e que gostam de partilhar conhecimento sobre ela e sobre as suas aventuras quando andam nela.

Se o que procura é documentação para formar um curso de mecânica mais formal, o melhor pode ser juntar as pessoas que percebam do assunto (mecânicos dessas lojas, por exemplo), e procurar um conjunto de conhecimentos que eles achem importantes essas crianças terem.

Se a ideia for fazer um curso mais informal de partilha de conhecimentos, crie uma pequena lista com os conhecimentos que querem transmitir aos meninos e organizem o evento por temas, colocando os professores a cargo de cada tema. Depois os meninos vão passando por cada professor que lhes explica como fazer alguma coisa, e os deixa depois experimentar.

Se quer ter ideias para os temas a abordar pode consultar alguns recursos:

Bons vídeos: Bicycle Tutor
Um livro bastante completo: Park Tool BBB-2 The Big Blue Book of Repair (Amazon)
Dicas para reparar a bicicleta: Park Tool bicycle repair
Mais dicas sobre reparar a bicicleta: Free Advice on How to Fix Your Bike
Mais um livro: Bicycle Repair
Outro livro com uma abordagem interessante: The Chainbreaker Bike Book: A Rough Guide to Bicycle Maintenance

São é tudo recursos em Inglês…

Mas se existem pessoas com conhecimentos interessadas em ajudar, esse é o elemento mais importante para que tudo corra bem. 🙂

Se tiverem alguma dúvida, ou precisarem de algum tipo de apoio que possamos dar deste lado do oceano, envie-nos uma mensagem de e-mail.

Boa sorte!

Prezados,

Bom Dia!

Sou Ana de Maceió/AL, sou dirigente de uma Ong que desenvolve ações com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde 2003, em parceria com a Federação local de Triathlon inserimos essa modalidade com viés de inclusão social, os meninos já são jovens e agora estamos planejando realizar um curso de mecânica de bike. Mas aqui não tem um curso desse, mas tem pessoas triatletas, dono de uma loja e outros, que estão dispostos a fazer. peço-lhe então orientações para aquisição de livros, apostilas à respeito.

Agradeço o contato e aguardo seu retorno.

Ana Vieira – O Consolador – Maceió – AL

82-9119-6103

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *