Categorias
Eventos Iniciativas

Oficina gratuita de bicicletas

Do site da Massa Crítica de Lisboa:

Quem tiver algum problema na bicicleta que deseje ver resolvido, só tem que aparecer com a respectiva. E quem não tiver nenhum problema na bicicleta, está convidado a aparecer na mesma, para um pedacinho de conversa entre carretos e pedaleiras.

Haverá também crianças e jovens da freguesia presentes, que para além da actividade com as bicicletas irão pintar faixas e cartazes de 1001 cores alusivos à bicicleta, às crianças e à vida social e colectiva da cidade em geral.

Domingo 18 de Fevereiro, pelas 14h30

Rua dos Bacalhoeiros em Lisboa (sita entre o jardim do Tabaco e a Rua da Madalena)

De um mail enviado há tempos pelo Marcos Pais para a lista da bicicletada extrai-se mais informação sobre esta iniciativa comunitária:

A Rua dos Bacalhoeiros fica situada entre a Rua da Madalena e o Jardim do Tabaco. Foi encerrada ao tráfego automóvel em Setembro de 2006, embora se verifique que os automóveis continuam por lá a circular e estacionar.

Para impedir os automóveis de circularem na rua, bem como para estimular a população da Freguesia e em especial os seus jovens para um modo de vida mais saudável e participativo, a Junta de Freguesia e a Associação Bacalhoeiros resolveram iniciar um conjunto de actividades de rua, incluindo algumas com bicicletas. Foi neste contexto que participantes da MC participaram numa reunião com uma representante da Junta, no passado dia 8 de Jan.

Ficou nessa altura decidido que se iniciariam a 4 de Fevereiro de 2007, Domingo, duas actividades: a) oficina gratuita de bicicletas e b) passeios de bicicleta, abertas a qualquer pessoa e não apenas a pessoas da Freguesia.

Oficina gratuita de bicicletas:

Esta oficina irá realizar-se quinzenalmente, no primeiro e terceiro Domingos de cada mês, a partir das 14h30. Complementarmente à oficina, haverá vários jogos com as bicicletas, como por exemplo uma gincana, perícia, etc.

Passeios de bicicleta:

Estes passeios realizar-se-ão no seguimento das oficinas, cerca das 17h, sendo precedidos de uma explicação sobre algumas regras de segurança rodoviária aplicada às bicicletas. Os trajectos estão ainda por definir, mas serão adaptados para a participação de crianças de 7 anos.

Dado que isto é um projecto de e para a comunidade toda a participação é bem-vinda. Nomeadamente, do lado da organização, de voluntários para assegurar as várias actividades, contribuir com ideias para as mesmas, etc. Divulgar o projecto também ajuda. 🙂

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

4 comentários a “Oficina gratuita de bicicletas”

Excelente iniciativa que so agora conheci. Gostava de falar convosco sobre este assunto visto estar ligado aos bicigrinos – peregrinos de bicicleta (Santiago, Fátima, etc)
Um abraço
Emidio
(LAIS-Liga de Amigos da Igreja de Santiago em Lisboa)

Há sim, embora haja alguma discussão sobre se são mais eficientes que as redondas. Há vários sistemas de modificação do curso do pedal além de apenas pratos ovais. Uma boa leitura sobre isso e sobre a aplicação e utilidade destes sistemas é o Bicycling Science do DG Wilson, onde são abordadas as questões mecânicas e biomecânicas de alguns desses sistemas. O Mike Burrows que também aborda isso num dos livros dele, acha que nada funciona, são boas ideias sem aplicação prática, mas o melhor é ler o BS onde se referem as possíveis vantagens de transmissão da força e das diferenças de funcionamento biomecânico das pernas. É uma leitura difícil e muito técnica, requer alguma motivação adicional!

Cheers

eiee… ouvi falar que existiam pedaleiras ovais, entretanto pesquisei e n vi nada… é só para confirmar se é peta ou n…lol

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *