Categorias
Anúncios e Campanhas Leis e Códigos

Use your head, stop at red!

É uma campanha a decorrer no Reino Unido. Já assinei a petição online, embora esteja um bocadinho fora da zona deles. 😛 Pena que a tradução do slogan para português perde a rima. 😛 Era uma campanha fixe para importar.

primarylogo.gif

Ainda este fim-de-semana, estávamos frente ao Cascais Villa, parados na estrada, de bicicleta, à espera do sinal verde quando vemos um ciclista todo “racing” a passar-nos a nós e aos carros e simplesmente seguir “por cima” do sinal vermelho no semáforo… É muito má onda. Dá má imagem às pessoas que usam a bicicleta (quer como meio de transporte, em lazer ou por desporto), e nós já somos poucos (e irregulares no seu uso) e vistos como “aliens”. Não precisamos de meia dúzia de gatos pingados a contribuir para os outros nos verem com maus olhos (como chicos-espertos, desrespeitadores das regras, etc).

O que eles dizem no site podia aplicar-se a Portugal.

Stop At Red (“Páre No Vermelho”) é uma campanha para melhorar o estatuto do uso da bicicleta aos olhos do público e dos políticos e governantes, e para enfrentar as atitudes dos ciclistas cujo comportamento perpetua a imagem dos ciclistas como um grupo marginal de baixo estatuto social, sobre rodas. Foca-se especificamente no desrespeito pelos sinais de trânsito. Tem também dois objectivos gerais: a) encorajar os ciclistas a mostrar cortesia para com os outros utilizadores da estrada e peões e b) encorajar um maior respeito pelas regras da estrada. A Stop At Red foi criada por ciclistas preocupados, alarmados com o facto de a causa do ciclismo estar a ser minada pelas acções irresponsáveis de uma minoria sub-representada.

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Um comentário a “Use your head, stop at red!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *