Categorias
Imagens Segurança

Ciclistas: como impôr o espaço vital na estrada

Há dias encontrei online um produto que não sabia que existia e cujo conceito é similar a algo que eu e o Bruno já pensámos em inventar: uma cena para delimitar face aos automobilistas o espaço de ultrapassagem mínimo para passar um ciclista em segurança.

flagrear.jpgflags.jpg

Este modelo, vendido no Canadá, tem também o factor extra de visibilidade nocturna (mais detalhes aqui). É uma boa ideia e espero que algo assim venha a ser distribuído no mercado mais mainstream. Pessoalmente não gosto do facto de o tubo ser uma peça rígida, eu tinha imaginado algo que se dobrasse caso tocasse nalguma coisa ou em alguém, sem se partir e sem causar danos (os automobilistas não precisariam de saber isso, claro 😉 ). Ainda será um projecto DIY meu e do Bruno! 😉

Uma outra invenção que busca o mesmo efeito embora, na minha opinião, de uma forma menos “segura”, mesmo que mais tecnologicamente sofisticada, é o Sideline, um projector de “marca de ciclovia permanente” sugerido por Byron Loibl, um licenciado em design industrial nos EUA [via Dirt Rag].

2stoplightfinal.jpg

Quem já andou de bicicleta na estrada e teve carros a ultrapassá-lo sabe o quão importante é esta questão de impôr a distância de segurança…

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

3 comentários a “Ciclistas: como impôr o espaço vital na estrada”

Pois, mas por vezes isso amplia a raiva que alguns automobilistas têm para com os ciclistas que encontram na estrada… Sinto que eles só não passam por mim “para eu aprender” porque não calha… 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *