Categorias
Anúncios e Campanhas Imagens Lifestyle e Cultura Mobilidade Notícias CaP Publicações e recursos Serviços CaP

Apresentação do projecto LIFE CYCLE

Poster LIFE CYCLE Escolas

A Cenas a Pedal é parceira da Câmara Municipal de Aveiro neste projecto do Programa de Saúde Pública da União Europeia, assegurando sessões teóricas de motivação para a opção pela bicicleta como meio de transporte e de educação rodoviária, e sessões práticas de formação em condução, em contexto escolar, uma adaptação e extensão do nosso Curso de Condução de Bicicleta. O objectivo do LIFE CYCLE é integrar a bicicleta como o meio de transporte natural na vida quotidiana.

Espreitem o “blog oficial“, onde poderão aceder a mais documentos e info:

Blogue Oficial do Projecto Europeu de Mobilidade Saudável, no Município de Aveiro. O Projecto Europeu “Life Cycle: Bicicleta é Vida” (a decorrer até Maio de 2011) tem como objectivo promover, na sociedade, alterações aos crescentes estilos de vida sedentários e consequentes problemas de saúde, conjugando a actividade física com as rotinas diárias de mobilidade de todos os cidadãos (desde a infância aos cidadãos seniores), em bicicleta.

Reconhecendo as mais-valias deste projecto e o seu carácter inovador em Portugal, aceitámos também com muito gosto o convite para agirmos como embaixadores do LIFE CYCLE.

Leiam o panfleto para as escolas.

No passado dia 20 de Fevereiro fizémos a nossa primeira apresentação, na Escola Secundária Jaime Magalhães Lima, em Esgueira:

imgp6930.jpg imgp6933.jpg

imgp6943.jpg imgp6946.jpg

imgp6937.jpg imgp6949.jpg

Aos alunos foram distribuídos uns apontamentos de apoio à apresentação, bem como uma nova versão das FAQ, que desenvolvi com um público mais específico em vista: os adolescentes. Este é igualmente um trabalho que pretendo que tenha livre difusão e chegue ao máximo de pessoas, pelo que o licenciei de acordo:FAQ CE Júnior

«Introdução ao Código da Estrada para Ciclistas ­ Perguntas Frequentes (Versão júnior 1.0 de 18/02/2009)» (clique para fazer o download do pdf)

Direitos de autor:

Este trabalho é publicado sob uma Licença Creative Commons Atribuição / Uso Não­-Comercial / Não a Obras Derivadas, pela qual o utilizador pode:

  • Atribuição – O utilizador deve dar crédito à autora original indicando: «Ana Pereira, http://cenasapedal.com»
  • Uso Não-­Comercial – O utilizador não pode utilizar esta obra para fins comerciais.
  • Não a Obras Derivadas – O utilizador não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.

O trade off do livre e grátis é a publicidade. 😉

Nesta escola, parece que o uso da bicicleta é uma opção “marginal” (pelo menos em termos de opções voluntárias, parece – e segundo um inquérito feito no âmbito do LIFE CYCLE), mas no entanto há mais bicicletas estacionadas no pátio da escola do que em qualquer escola de Lisboa:

imgp6955.jpg imgp6956.jpg

Uma das acções do projecto consiste justamente em incentivar mais jovens a adptarem a bicicleta para se deslocarem para a escola.

Estas fotos foram tiradas no “Dia da Escola” pelo que o parque de estacionamento pode estar mais cheio durante a semana normal.

Ali perto, na Gafanha da Nazaré, levaram-nos a espreitar uma escola com uma utilização da bicicleta ainda maior:

Escola Secundária da Gafanha da Nazaré imgp6965.jpg

Bicicletas antigas, marcas portuguesas, um estacionamento coberto dentro do recinto da escola, embora com suportes dobra-rodas. Não vi por ali “ciclovias”, o que revela mais uma vez que o uso da bicicleta não é uma consequência exclusiva da existência destes corredores… Estavam imensas bicicletas no parque, imagino que num dia e hora “normais” (sem ser a uma 6ª-feira às 16h) aquilo estivesse cheio. 🙂

Esta semana há mais LIFE CYCLE. E não há dúvida de que a bicicleta é uma opção de mobilidade incrível, sustentável do ponto de vista ambiental e económico, e saudável. 😉 Como não a adoptar, apoiar e incentivar? 🙂

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta.

7 comentários a “Apresentação do projecto LIFE CYCLE”

Obrigada pelo comentário de “insider”. 🙂 O Professor que nos acompanhou à escola alertou-nos para esse facto, de ser um dia mau em termos de presença de bicicletas. Contudo, comparando com a zona de Lisboa, nem no melhor dos dias veríamos um décimo daquelas bicicletas!

Sou professor na Secundária da Gafanha da Nazaré.
De facto, deve ser a escola do país com mais bicicletas. Num dia normal esgota a capacidade do espaço e há bicicletas encostadas às árvores, aos muros… e muitas ficam em casas próximas, onde haja um aluno da escola.
A vossa visita à escola foi num dia mau… o portão de acesso ao estacionamento estava avariado e os carros estavam dentro da escola (como as fotos mostram). Quanto às ciclovias as poucas que existem por perto ninguém as usa porque estão mal feitas e tornam-se perigosas (estreitas e entre passeios altos) e sobretudo aumentam injustificadamente a distância a percorrer. Como a Gafanha da Nazaré é uma cidade pequena e as pessoas já contam com bicicletas na rua não tem havido problemas de monta mas os alunos têm um código da estrada muito próprio, onde vale tudo… desde ocupar toda a faixa de rodagem a passar nos vermelhos, desde que não venha nenhum carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *