Categorias
Iniciativas Mobilidade Notícias

Escola D. João II de Santarém recebeu trinta bicicletas do município

Ora aqui está uma boa notícia! 🙂 Vinda de um concelho com potencial para ser bike-friendly, ou não fosse o seu Presidente de Câmara, Francisco Moita Flores, um bike commuter. 🙂

«A Câmara de Santarém entregou na sexta-feira, 15 de Dezembro, trinta bicicletas à escola E.B. 2,3 D. João II. Os veículos destinam-se a ser usados pelos alunos daquele estabelecimento de ensino na disciplina de educação física ou nas actividades extra-curriculares. Para já, até final do ano, será apenas esta escola a receber velocípedes, mas a autarquia admite estender o projecto a outras escolas do concelho. Tudo depende do balanço que entretanto for feito.

O objectivo da iniciativa é incutir nos mais novos o gosto de andar de bicicleta, prática mais saudável que a utilização sistemática do automóvel. “Temos pouca gente a andar de bicicleta, mesmo entre os mais novos. É preciso invadir o território dos automóveis e conquistar terreno para a prática de exercício físico”, referiu a vereadora com o pelouro da Criança e Educação na Câmara de Santarém. Lígia Batalha (PSD) explicou que as bicicletas são propriedade da autarquia e serão cedidas por períodos acordados com as escolas.

No caso da escola D. João II, as bicicletas serão utilizadas para transportar os alunos de e para o complexo aquático municipal e para outras acções a indicar pelos professores de educação física, incluindo actividades extra-curriculares como passeios ou provas de BTT. Segundo foi revelado pelo presidente do conselho executivo, António Pina Braz, nestas situações os alunos estão cobertos pelo seguro escolar. Juntamente com as bicicletas foram também entregues 30 capacetes específicos para estes veículos. Assim que os alunos receberam luz verde para experimentar as bicicletas, a confusão instalou-se na entrada da escola. Todos quiseram dar umas pedaladas e, mais ou menos organizados, lá se foram revezando no teste aos novos equipamentos.»

Fonte: O Mirante. Também noticiado n’O Ribatejo.

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

3 comentários a “Escola D. João II de Santarém recebeu trinta bicicletas do município”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *