Categorias
Indústria e Consumidor

Miralago-Órbita

Mesmo a calhar depois do meu post de 1 de Agosto sobre as bicicletas Órbita e o Vélib ;-):

Miralago e Órbita “pedalam” na Europa
Grupo empresarial aguedense produziu bicicletas para a cidade luz

O grupo empresarial aguedense Miralago-Órbita, produziu milhares de bicicletas que se encontram a circular nas ruas de Paris, no âmbito do denominado projecto Velib, que pretende promover a utilização da bicicleta como forma de mobilidade sustentável, não poluente, ecológica e saudável.

(…)

MODELO INOVADOR

A bicicleta vencedora do concurso lançado pelo município parisiense é um inovador modelo produzido pelo grupo Miralago-Órbita, que se revela pelos componentes utilizados – a maior parte dos quais, como o quadro, fabricados em Águeda -, e por um sistema anti-roubo que torna a bicicleta quase indestrutível.

Para lá dos modelos fabricados para a autarquia parisiense, o grupo Miralago-Órbita vendeu, recentemente, bicicletas para Lyon e para a Áustria. Por ano, só a Miralago, produz 45 mil bicicletas completas, apesar de ter capacidade instalada para quase triplicar esse número.

O grupo empresarial de Águeda vende e instala equipamentos para ginásios, fornece linhas de montagem para o grupo Yamaha e produz componentes para o sector automóvel. No ano passado, a Miralago-Órbita registou um volume de negócios de sete milhões de euros, estimando atingir os 12 milhões durante o ano de 2007.

Pretendendo antecipar-se à introdução das directivas europeias, o grupo empresarial foi pioneiro na introdução de tecnologias amigas do ambiente, como um novo sistema de pintura, onde os solventes são substituídos por água. Em 2010, todas as empresas europeias serão obrigadas a abolir o uso de diluentes e outros solventes.

A Miralago-Órbita é considerada um exemplo, à imagem dos empresários aguedenses, sempre atentos aos mercados mundiais.

[Fonte: Jornal Regional]

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Um comentário a “Miralago-Órbita”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *