Categorias
Eventos Infraestruturas e urbanismo Lazer Notícias

Ecopista de Odivelas

Aqui há uns tempos a Câmara de Odivelas implementou um troço de uma pseudo-“faixa ciclável” (nem comento esta notícia porque não há ponta por onde se lhe pegue, desde os senhores dos cafés até ao vereador da Câmara…). Digo “pseudo” porque aquilo era tão ridiculamente mau (cheguei a passar por lá) que só podia ter saído da cabeça de alguém que não faz ideia do que é andar de bicicleta, muito menos na estrada, nem se dignou a pelo menos estudar o assunto… As intenções podiam ser boas, mas dos órgãos públicos exige-se maior rigor.

Enfim, abandonaram a ideia de ciclovias (fins utilitários) e agora vão inaugurar uma ecopista (fins recreativos). Espero que sejam mais bem-sucedidos nesta vertente tão importante. 🙂 As ciclovias, a serem feitas, têm que sê-lo de uma forma coerente, consistente e estratégica. Além de inteligente. Se não, melhor deixar como está. Já as ecopistas oferecem algo para o qual muitas vezes não há alternativa: uma via por onde se possa passear de bicicleta, num contexto sem trânsito motorizado, nem barulho nem poluição, que passe por zonas de elevado valor paisagístico e que inclua pontos de interesse culturais ou sociais, e serviços de apoio (restauração, etc).

Cartaz Ecopista OdivelasInauguração da ECOPISTA de Odivelas – 11 de Maio

9h00 – Passeio de Bicicleta. Percurso: Parque 25 de Abril, Póvoa | Metro Odivelas | Centro Comercial Oceano Odivelas | Paiã (Escola Profissional e Agrícola D. Diniz) Pontinha
10h00 – Inauguração
10h15 – Passeio de bicicleta e caminhada
11h30 – Passeio a cavalo

Não é necessário inscrição, basta aparecer no dia. Para mais informações: 219 346 100 ou .

O Hugo forneceu ainda mais info na mailing-list da MC: «a Câmara de Odivelas irá ter à disposição bicicletas para serem utilizadas na Ecopista. Estas bicicletas de utilização pública estarão disponíveis no seguinte horário:

Horário de Verão – de 1 de Abril a 30 de Setembro (excepto no mês de Agosto):
3ª-f. e 5ª-f. das 17h às 19.30h; Domingos das 9h às 13h.

Horário de Inverno – de 1 de Outubro a 31 de Março:
Sábados das 15h às 18h; Domingo das 9.30h às 13h.

A Ecopista está aberta ao público nos horários da Escola Profissional e Agrícola D. Dinis, Paiã, ou seja das 8h às 18h30.»

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

2 comentários a “Ecopista de Odivelas”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *