Categorias
Notícias CaP Serviços CaP Videos

Bicycle Repair Man em Lisboa!

Quem é que não teve já um problema na bicicleta que o deixou apeado e a ligar a alguém para o vir buscar, mais à bicicleta, porque não se ajeitou a resolver o problema ou não tinha por perto ninguém que o pudesse fazer? A mim já me aconteceu uma vez, e não foi agradável, pois tive o azar de me acontecer isso numa zona um bocado manhosa… Aquele era um problema irresolúvel no local, foi uma falha de equipamento, mas se tivesse sido um furo ou coisa que o valha, teria sido a mesma estória, pois eu não saberia tratar daquilo sozinha. 😛

Como eu, sei que há muita gente, que usa a bicicleta como usa o carro: se surgir um problema chama-se um profissional ou o reboque, nem se abre o capot porque não vale a pena. 😉 Mas é mais difícil solicitar um serviço de assistência móvel para bicicletas do que para carros, e o reboque é sempre um amigo ou um familiar, e quando der. Por isso a auto-suficiência do ciclista para resolver os contratempos básicos é tão importante, para que ele não limite as deslocações que escolhe fazer de bicicleta versus outros modos por medo de ficar apeado. Daí o enorme valor de projectos comunitários como a Cicloficina.

Contudo, haverá sempre pessoas que ainda não foram à Cicloficina ;-), ou que estão mal habituadas com um mecânico particular, como eu! :-), ou que simplesmente não estão interessadas em trocar câmaras de ar ou afinar mudanças, e que querem andar de bicicleta e ter algum serviço de assistência em viagem ao qual possam recorrer. A pensar nisso, lembrámo-nos, inevitavelmente, deste sketch dos Monty Python, que nos inspirou:

E assim nasceu o serviço de assistência técnica móvel para velocípedes, Bicycle Repair Man.

Está na rua com a bicicleta fora de serviço e precisa de ter o problema resolvido para ir à sua vida? Tem várias bicicletas em casa a precisar de uma revisão ou de ter um problema resolvido e não dá muito jeito acartá-las todas para uma oficina? Quer ter a bicicleta pronta para dar umas voltas quando der mas anda demasiado ocupado para conseguir levá-la e buscá-la à oficina no horário normal de expediente? A solução é o Bicycle Repair Man!

E a novidade do BRM não é só ser um serviço de assistência técnica móvel para bicicletas, é ser efectivamente prestado com recurso a uma, especialmente preparada para a função (um bocado o equivalente a uma Camisola Amarela só de entregas inter-ciclistas, eheheh). Assim, diminuimos a nossa pegada ecológica e ajudamo-lo a diminuir a sua! Claro que haverá quem ache que isso é só um pretexto para poder andar mais de bicicleta, mas nem vamos comentar tal coisa. ;-P O que interessa é que o Bicycle Repair Man é um novo serviço disponível em Lisboa a partir da próxima 2ª-feira, amigo do ambiente, dos ciclistas e da cidade.

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

5 comentários a “Bicycle Repair Man em Lisboa!”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *