Quem somos

A Cenas a Pedal é uma nano-empresa criada por um casal de ciclo-activistas.

Ana Pereira, fundadora, coordenadora da escola

Estudou Química & Biotecnologia na universidade, mas empreendedorismo e sustentabilidade nos tempos livres.

Blogger, activista veterana da Massa Crítica, publicou “O Código da Estrada e os Velocípedes – Perguntas Frequentes“, co-fundou o portal Bicicultura.org, casa do primeiro agregador português de blogues de utilizadores de bicicleta, o Planeta Bicicultura, e de um wiki de trabalho com projecto vários, co-(re)fundou a Cicloficina, colaborou no Passeio Livre, colaborou na Ciclo-Via.org, co-organizou o Bicicamp, onde em 2008 se consolidou a ideia de fundar uma nova organização de defesa dos direitos dos utilizadores de bicicleta e promoção deste meio de transporte, a MUBi, co-fundou esta associação e é nela voluntária desde essa altura.

Na Cenas a Pedal é a que fotografa e escreve. Encara a criação de conteúdos como um trabalho de jornalismo investigativo (os anos de ciência marcam o estilo). Estuda, procura, traduz, compara, expõe, analisa, explica. É a COO (Chief Organizing Officer) do estaminé. Tem particular interesse no tema da formação em condução de bicicleta, da engenharia e segurança rodoviárias, e da legislação & direitos dos utilizadores de bicicleta, tendo estado directa e activamente envolvida no lobby pelas alterações ao Código da Estrada e na monitorização e discussão de projectos de infraestruturas para ciclistas. Cycle Training Instructor certificada pelo CTC. Contacto: anapereira@cenasapedal.com.

 

BrunoBruno Santos, fundador, coordenador da oficina

Vem da Informática, que continua a exercer diariamente na CaP (e mais além).

Blogger, activista veterano da Massa Crítica, implementou o portal Bicicultura.org e o Planeta, co-(re)fundou a Cicloficina, colaborou na Ciclo-Via.org, co-fundou a MUBi e é nela voluntário.

Na Cenas a Pedal é o designer gráfico e engenheiro de serviço. É o enabler, o facilitador. Estuda e aplica a tecnologia – adapta, conserta, inventa. É o CTO (Chief Technical Officer) do estaminé. Tem particular interesse no tema da engenharia e design. Cycle Training Instructor certificado pelo CTC. Mecânico de Bicicletas Profissional certificado pela Cabra Montez. Contacto: brunosantos@cenasapedal.com.

 

Elena Valentini, atendimento e vendas, desde Setembro de 2012Elena Valentini

A Elena vem da Economia e do Marketing, e da Itália! Tem particular interesse no tema do comércio justo e na bicicleta como ferramenta para melhorar as condições de vida das pessoas. Iniciou connosco um estágio em 2012 e agora já faz parte integrante da nossa equipa. Está a trabalhar connosco na re-organização da empresa, preparando-a para ir mais além, com especial foco na vertente de loja. A Elena estabeleceu como um dos seus grandes objectivos para 2013, mostrar aos seus amigos italianos em Lisboa que se pode andar perfeitamente de bicicleta nesta cidade, e agora que já tem a sua bicicleta nova, uma Biba 8, escolhida a dedo, já pode fazê-lo pelo exemplo!

 

Filipa Bernardino, consultora, colaboradora desde Julho de 2012Filipa Afonso

A Filipa vem da Engenharia Civil e está a tirar um mestrado em Psicologia. Está a colaborar connosco para fazer chegar os nossos serviços de formação e consultoria, em particular, mas não só, às escolas, empresas e outras entidades, para promover a mudança mais depressa e melhor. Grande agente de mudança pelo excelente exemplo pessoal que dá, principalmente de cada vez que leva os seus dois filhos pequenos à escola de bicicleta. Recentemente começou a partilhar algumas das suas experiências em blog.

 

 

joão sancho

João Sancho, mecânico estagiário, desde Setembro de 2013

O João estudou bioquímica e antropologia. Tem uma banda de rock. E fez no âmbito deste estágio o Curso Avançado de Mecânica de Bicicletas da Cabra Montez. Poderão encontrá-lo na oficina do nosso atelier, por aí a fazer de Bicycle Repair Man, e nos nossos eventos.

 

 

 


Luís Claro, mecânico estagiário, de Setembro a Dezembro de 2013

O Luís estudava Eng. Mecânica, gostava de viajar a pedal, BTT e “aventura 4×4″, e era um dos voluntários da Cicloficina do Seixal.


Equipa em crescimento

A beleza de uma nano-empresa jovem é que há muito por onde crescer!

Posições abertas

  • de momento nenhuma, volte mais tarde! ;-)

Trabalhos pontuais

Actualmente vamos contando com a colaboração pontual de outras pessoas em alguns serviços. Queremos reunir uma pool de contactos de potenciais colaboradores para este tipo de trabalho, para irmos crescendo sustentavelmente. Exemplos:

  1. monitor em eventos (assistência e monitorização no aluguer de karts a pedal, bicicletas, etc)
  2. mecânico em eventos e serviços específicos pontuais
  3. condutor de “cenas a pedal” em serviços de publicidade, entregas, etc
  4. monitor em serviços de formação em condução e eventos lúdico-pedagógicos relacionados

Interessado/a? Envie-nos o seu CV e disponibilidade a curto-médio prazo (pontual, tempo parcial, tempo inteiro, dias úteis, fins-de-semana, etc) para equip@cenasapedal.com.

Posições permanentes

Além e depois destas colaborações pontuais, esperamos poder ir expandindo lentamente a equipa Cenas a Pedal para incluir mais pessoas a tempo parcial e/ou, a tempo inteiro, passando primeiro por um período de estágio para formação e experiência. Cada uma dessas pessoas, idealmente:

  • usa a bicicleta como o seu principal meio de transporte utilitário e recreativo (não excluindo os restantes)
  • tem interesse, gosto e disponibilidade para aprender sempre
  • sabe expressar-se correcta e eficazmente a falar e a escrever
  • entusiasma-se com as coisas a que se dedica
  • tem consciência do impacto que as suas escolhas e acções têm no mundo
  • é positiva, sorridente e cordial no trato com os outros
  • tem disponibilidade e flexibilidade para desempenhar tarefas muito variadas (desde criar uma página de produto, passando por processar e embalar encomendas, até limpar o chão)
  • é fluente em inglês (e português!)
  • tem interesse e disponibilidade para trabalho a tempo parcial (pelo menos numa primeira fase)

Consoante as funções, a pessoa:

  1. tem gosto e capacidade técnica para trabalhar em mecânica de bicicletas e electrotecnica associada (sistemas de iluminação, motores eléctricos, baterias, etc)
  2. tem um conhecimento considerável, e interesse em aprofundá-lo, em soluções / marcas / produtos na área da bicicleta utilitária, de lazer e de turismo
  3. tem gosto e capacidade técnica para trabalhar com crianças e adultos em actividades lúdicas, de formação, etc
  4. tem gosto e capacidade técnica para desenvolver trabalhos de design gráfico, webdesign, e programação
  5. tem gosto e capacidade técnica para desenvolver e gerir conteúdos online (e-commerce, blogging, micro-blogging).

De um modo geral serão valorizados os seguintes factores:

  • envolvimento na comunidade
  • frequência universitária
  • fluência em outras línguas (particularmente: alemão, francês, espanhol, holandês)
  • experiências no estrangeiro (trabalho, viagens, estudo)
  • ser uma mulher*
  • ter filhos pequenos e a bicicleta ser a base das opções de transporte da sua família*

* para efeitos de identificação com o principal público-alvo dos nossos serviços, e teste de produtos específicos

Envie-nos o seu CV, disponibilidade a curto-médio prazo (pontual, tempo parcial, tempo inteiro, dias úteis, fins-de-semana, etc), e um video de apresentação (abordando porque gostaria de integrar a CaP, e o trabalho que gostaria de desenvolver na mesma): equip@cenasapedal.com. Ficaremos, assim, com o seu contacto para quando for hora de alargar a equipa Cenas a Pedal.