Perguntas Frequentes

A Cenas a Pedal é uma loja online?

Não, a Cenas a Pedal é uma empresa com uma visão holística do ciclista, e presta diversos serviços relacionados com o uso da bicicleta para transporte, lazer e turismo. Na vertente de comércio, somos uma loja que também serve os clientes através de uma plataforma online.

Não encontrei este produto ou aquela marca na vossa loja online, não têm?

Provavelmente até temos. Tenha em atenção que a nossa loja online inclui apenas uma amostra dos produtos que pode encomendar através de nós. Para ter uma melhor noção das marcas que disponibilizamos, veja aqui.

Encontrei este produto mais barato na internet / noutro sítio, igualam o preço?

Não. Comprar online é fantástico e, pessoalmente, fazemo-lo com frequência, principalmente quando é difícil encontrar este ou aquele artigo nas lojas à mão ou simplesmente descobrir, antes de mais quem e onde o venderão. Por isso mesmo investimos numa plataforma online para divulgar vários dos produtos que disponibilizamos. Mas não competimos com gigantes da internet estrangeiros no preço e nos prazos de entrega – essa é a mais-valia deles, mas a nossa é o serviço, a diversidade, e a personalização. Os gigantes da internet só vendem o que se vende muito, nós vendemos o que for melhor para si.

Não conseguimos igualar o preço das grandes lojas online estrangeiras, mas elas também não conseguem igualar o nosso serviço. Cabe-lhe a si decidir quando prefere comprar o quê, onde e a quem, mas tenha sempre consciência de que “não há almoços grátis”. 😉

Porque somos melhores que “a internet”

A internet é óptima, mas nós fazemos por ser melhores.

Somos uma loja de paredes de cimento e não competimos com preços de grandes lojas online. Temos pessoal qualificado que oferece consultoria e instalação especializadas, um espaço onde pode vir com uma pergunta ou para um ajuste. É a história clássica da loja de rua vs. grandes superfícies (mesmo que virtuais), e sentimos que aquilo que oferecemos é suficientemente valioso para cobrarmos um preço justo (i.e., sem ser em permanente desconto ou liquidação).

Não temos nada contra as lojas online (até temos uma!), é tudo um jogo legítimo. Mas nós somos pessoas com nome e rosto, e atendemo-lo pessoalmente, de forma presencial no nosso ateliê, ou através de e-mail (ou mesmo telefone), respondendo a todas as suas questões, para que invista o seu dinheiro na melhor opção possível para as suas circunstâncias. Temos ainda uma plataforma de comércio online onde poderá consultar informação detalhada (incluindo especificações técnicas, fotos e vídeos) de muitos artigos e encomendá-los de forma automática, para lhe serem enviados para a sua morada ou para serem levantados já montados e/ou instalados no nosso ateliê.

Porquê preferir comprar na Cenas a Pedal e não no estrangeiro?

1 – Equipa: É a interacção humana que marca a diferença nas lojas de paredes de cimento e pessoas com nome e rosto. O robot que recolhe e embala a sua encomenda no super-armazém da loja de descontos está-se marimbando para si e para as suas escolhas. Não vai confirmar consigo antes de processar e enviar a sua encomenda se quer mesmo encomendar aquelas peças que são incompatíveis, ou se aquele suporte ou aquele saco vão dar para montar na sua bicicleta. Não vai discutir consigo os méritos de um cubo de mudanças X versus os de um desviador Y, ou do farol W versus do farol Z.

2 –  Instalação: Não se pode pregar um prego pela internet. Imaginemos que compra algo (uma bicicleta, componentes, etc) online, e chega-lhe a casa. E agora? A montagem / instalação especializada e segura por mecânicos qualificados é muito importante numa bicicleta com que irá andar por aí no trânsito, a transportar-se a si e se calhar aos seus filhos. Muitas lojas não instalam peças e acessórios comprados noutro sítio / online, mas nós instalamos (veja tabela de preços). Sabemos que não comprará tudo na nossa loja, claro,… mas ajudamo-lo a instalar e a ajustar aquilo que precisar. E quando nos compra coisas à distância (afinal, não há uma “Cenas a Pedal” local em todos os distritos do país…) estamos sempre disponíveis para o ajudar via e-mail ou telefone a completar a montagem ou a instalar da melhor maneira aquilo que comprou.

3 – Preço: Ouvimos esta pergunta de vez em quando, “podem igualar este preço online?”. A nossa resposta é “não”. Se começássemos a tentar acompanhar os descontos online, onde grandes empresas têm margens ínfimas em cada produto apenas sustentáveis porque vendem 1.000 unidades daquele artigo num dia, fecharíamos as portas rapidamente. Nós oferecemos preços justos e competitivos, geralmente os recomendados pelas marcas (muitas vezes até suportamos nós a diferença na taxa de IVA e os custos de transporte mais elevados devido a sermos um país periférico com um mercado muito pequeno), de forma a podermos assegurar a melhor assistência (pré- e) pós-venda possível – nunca lhe diremos que “não temos tempo para o ajudar a resolver o seu problema”. Outra vantagem é que os nossos preços são finais, já incluem todos os impostos – quando se compra coisas fora da UE nunca se sabe o que nos vão cobrar na alfândega e muitas vezes o barato sai caro.

4 – Garantia: Quando se compra à distância baseado no preço mais baixo, arriscamo-nos a pagar a diferença ou até mais na eventualidade de termos algum problema que exija o accionamento da garantia, caso tenhamos que suportar o envio do artigo de volta à loja, e aqui quanto mais longe, pior…

5 – A Economia: Comprar localmente contribui para melhorar as nossas circunstâncias locais partilhadas.

Quando compra um artigo à Cenas a Pedal paga 23 % de IVA sobre o preço do mesmo. No final de cada trimestre este valor é por nós entregue ao Estado, que o inclui no bolo de onde são pagas as despesas dos serviços e investimentos do Estado (Serviço Nacional de Saúde, transportes públicos, salários, estradas, hospitais, etc). Quando compra esse mesmo artigo a uma empresa estrangeira (mesmo que através de uma loja online em português), esse dinheiro vai para os cofres do Governo desse país e não dos do seu.

Quando compra um artigo à Cenas a Pedal, uma percentagem (variável consoante a marca e o tipo de artigo) constitui a nossa margem líquida, um montante que ganhamos depois de pago o produto ao fornecedor, o transporte do mesmo do fornecedor até nós, e depois de entregue o IVA ao Estado. É com esta margem (multiplicada por n produtos vendidos) que pagamos a renda do ateliê, o telefone, a luz, a net, o alojamento do nosso site, as contribuições para a Segurança Social, os seguros, a publicidade, etc, etc – que por sua vez também alimentam outras empresas e suportam outros empregos (incluindo eventualmente o seu) – e, claro, os nossos salários, dignos e justos, que depois voltam a alimentar a economia (nacional e) local sempre que os gastamos na renda de casa, no supermercado do bairro, no cabeleireiro da rua, na livraria local, etc. Quando compra esse mesmo artigo a uma empresa no estrangeiro, essa margem vai fortalecer e sustentar a economia local e os empregos dessas pessoas e não os seus.

Finalmente, em Portugal há ainda um outro imposto local chamado Derrama, que ronda os 1.5 % dos lucros anuais de uma empresa e que são pagos às Câmaras Municipais onde as empresas estão sediadas, ajudando a financiar os municípios (pense estradas, escolas, jardins, serviços, etc). Claro que este só se aplica quando as empresas apresentam lucros, o que não é necessariamente a regra nas micro-empresas, mas a contribuir para tornar lucrativa uma empresa, se for uma local estará a contribuir para esse mesmo lucro financiar melhores condições de vida na zona onde você vive/trabalha/passeia, e se não for local mas pelo menos nacional, sempre contribui para melhorar as condições de vida e a economia do seu país e dos seus concidadãos e não de um qualquer país estrangeiro.

Last but not least, apoiar as lojas nacionais contribui para garantir a sua viabilidade e propiciar o seu crescimento e, dessa forma, permitir-lhes tornarem-se mais eficientes e produtivas, nomeadamente nos custos de transporte e na capacidade negocial com os fornecedores, de forma a que, a pouco e pouco, consigam fornecer cada vez maior escolha de produtos a preços mais competitivos, sem sacrificar tudo o que foi referido acima, e a seguir mais abaixo. Para que comprar ao estrangeiro seja cada vez mais uma alternativa mais e não a única alternativa.

Concerteza já está farto de ouvir falar da dívida externa do país e de como todas as medidas de austeridade que estão a arrasá-lo são justificadas com ela. Pois aqui está uma forma de reduzir a sua contribuição para o problema. 🙂

6 – A experiência: (Embora a nossa própria loja online seja construída com o cuidado de fornecer a melhor experiência possível, e nos esforcemos por colocar o máximo de informação, fotos e vídeos relevantes sobre cada produto para o ajudar a perceber se é mesmo aquilo que deseja e/ou precisa,) não há nada como poder entrar numa loja e falar com pessoas de carne e osso e em tempo real. Nem toda a gente precisa de uma “experiência” para adquirir um bem. Mas se você é do tipo de pessoa que quer certificar-se de que está a escolher o produto certo, que este será bem montado/instalado, e que pode aparecer depois com quaisquer questões que surjam, então o nosso ateliê é o sítio certo para si. Num espaço acolhedor e não-intimidante, com vários artigos em exposição e muitos catálogos à mão, ajudamo-lo a escolher, a montar, e a instalar aquilo de que precisar.