Categorias
Indústria e Consumidor Transportes Públicos

Órbita excêntrica a Portugal

O Vélib (vélo/bicicleta + liberté/liberdade) foi lançado há pouco tempo. É um serviço de bikesharing como o Bicing, em Barcelona, o Vélo’V, em Lyon, o Vélo à la Carte, em Rennes, ou o v’hello, em Provence, etc. Ontem fiquei a saber que (muitos milhares d)as bicicletas do Vélib foram construídas pela Órbita. Soube disto através de um representante da empresa, porque nos media portugueses não foi referido este “pequeno” facto. A razão, desconheço… Pesquisando encontrei uma referência em inglês, pelos vistos as bicicletas foram desenhadas pela JCDecaux e construídas em Portugal pela Órbita e na Hungria pela Lapierre (empresa francesa) (algumas fotos aqui e muitas mais no Flickr). Cada bicicleta custou 1000 €, pelo que ouvi.

Não percebo o porquê da falta de visibilidade das empresas portuguesas da indústria das bicicletas, nomeadamente no nosso próprio país. A maior parte não tem presença online e de resto não aparecem nos media. Mesmo as que têm uma dimensão e/ou reputação consideráveis e que são contratadas para grandes empreitadas como o Vélib, por exemplo…

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

4 comentários a “Órbita excêntrica a Portugal”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *