Categorias
Ambiente e Energia Notícias Transportes Públicos

Pequim terá 50 mil bicicletas de aluguer em 2008

O ex-país das bicicletas implementa esquemas de bicicletas de uso público em voga na Europa para tentar diminuir o número de automóveis em circulação em Pequim e reduzir o elevado nível de poluição atmosférica na cidade, a tempo de “limpar o ar” para os Jogos Olímpicos. Ou ainda matam os atletas todos… 😛

«Sede dos Jogos Olímpicos de 2008, Pequim terá 50 mil bicicletas para aluguel até o início da competição para tentar melhorar o tráfego de veículos e diminuir a poluição. As bicicletas estarão disponíveis em 230 pontos próximos a estações de metrô, centros comerciais, instalações olímpicas, hotéis e prédios de escritórios.

Até agora a empresa responsável pelo negócio já colocou 5 mil bicicletas nas ruas em 30 pontos de aluguel.

– Empresas e indivíduos estão convidados a fazer parte gratuitamente desta rede, desde que possam oferecer um espaço para estacionamento – disse ao jornal “China Daily” Wang Yong, gerente geral da firma de serviços de aluguel.

Segundo ele, quem abrir espaço para o projeto vai receber 1 yuan (pouco mais de US$ 0,13) por dia para cada bicicleta alugada, além de poder se beneficiar do aumento de movimento em seu negócio, em alguns casos. O programa é patrocinado pelo Escritório de Proteção do Meio Ambiente de Pequim e também tem apoio da divisão anti-roubo da secretaria de segurança pública da capital chinesa.

– Essa é uma forma de centralizar a administração das bicicletas para que os cidadãos não se preocupem com roubos – afirmou o policial Wang Xiaobing, referindo-se ao grande número de furtos de bicicletas em Pequim.

Desde sexta-feira, 1,3 milhões de veículos estão proibidos de circular nas ruas de Pequim para testar os efeitos da redução de tráfego sobre a poluição. A determinação, cuja desobediência foi punida com multa, chega ao fim nesta segunda-feira.»

Fonte: Gazeta do Povo

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *