Categorias
Ambiente e Energia Ciência e Tecnologia

Energia a Pedal no MIT

Laptop a PedalAlguns alunos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) produziram no âmbito da cadeira de Introdução à Engenharia Civil e Ambiental um projecto de produção de energia a pedal para manter em funcionamento um computador portátil.

A equipa de alunos do MIT partiu para esta ideia do proposto no projecto da disciplina, que pedia que fosse criada uma forma de produzir energia eléctrica de forma mecânica. Daí pensaram em associar uma bicicleta fixa de exercício a um gerador eléctrico através de um sistema de correias e algumas baterias para armazenar essa energia.

Estes alunos contactaram alguns departamentos da faculdade por iniciativa própria para obter apoio, que obtiveram de vários professores, inclusive de responsáveis da Iniciativa para a Energia do MIT. O MITEI pretende criar discussão, influenciar decisões, fazer auditorias sobre os consumos energéticos do Campus e sensibilizar a população académica para as questões da energia, construção sustentável, etc.

O sistema é capaz de produzir à volta de 75W (dependendo do utilizador), o que é muito acima do consumo dos computadores portáteis mais eficientes existentes no mercado. Um computador com um processador actual, placas gráfica e de rede sem fios integradas da Intel é capaz de consumir cerca de 14-18W em modo de poupança de energia (ecrã com brilho reduzido, pouca utilização da placa gráfica e do disco) e pelos 25-35W em utilização intensiva (a jogar ou a ver vídeos de alta definição com o brilho do ecrã elevado, por exemplo). Se pegarmos num sistema verdadeiramente poupado como o XO do projecto OLPC (o consumo planeado é cerca de 2W), então um sistema de produção de electricidade idêntico a este pode fornecer energia a mais de 30 computadores ao mesmo tempo!

mitppl_final.png

É possível ver algumas fotos da montagem e funcionamento do equipamento aqui.

Por Bruno Santos

Instrutor de condução, formador e técnico de mecânica de bicicletas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *