Categorias
Indústria e Consumidor Pessoas Testes e Reviews

OFB

Espreitem aqui as experiências do Director da “Associação de Revendedores de Bicicletas” britânica, Mark Brown com um OFB (Objecto com Forma de Bicicleta), a proclamada “bicicleta mais barata do Reino Unido“, vendida por 70 £ (cerca de 83 €) numa grande cadeia de hipermercados.

[Via]

Mais do que a provável falta de qualidade deste tipo de produtos, é a má experiência que pode proporcionar aos novos ciclistas, algo que os poderá inibir de usar mais frequentemente a bicicleta.

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

2 comentários a “OFB”

Obrigada por partilhares a experiência, Tiago. O mais perto que tive disso foi usar a bicicleta do Liboa Bike Tour de 2006 durante o próprio evento. Terrível. Eu não aceito bem a lógica de sacrificar o meu conforto e as minhas preferências para me proteger da cobiça dos outros. Assim, o ladrão não desfruta, mas eu também não, bolas!

Também são vendidas nos supermercados por cá. Já as vi com preços de 44.9 a 49.9€, portanto mais baratas que no Reino Unido. É deste tipo de bicicleta que uso no dia-a-dia, ou melhor dizendo, que me vejo obrigado a usar. principalmente porque, não tendo onde a guardar no local de trabalho, deixo-a todos os dias na rua acorrentada a mobiliário público. Um ano e quatro meses de utilização parecem comprovar que é de facto pouco atractiva ao amigo do alheio.

Comprei-a a 14-04-2008. O facto que me levou a decorar esta data foi o de já ter tido de recorrer à garantia uma vez, devido a duas peças defeituosas: o cubo da roda traseira que a fazia abanar e o jogo pedaleiro que se soltou. Um mês e meio depois de a ter entregue, devolveram-me outra, nova em folha. A primeira fez cerca de 1850Km, a segunda já vai com cerca de 1600km e já sofre dos mesmos problemas da primeira. Ainda bem que guardo religiosamente o talão de compra.

Quanto à qualidade e conforto, pelo preço pedido, já era expectável e aceito perfeitamente. O mesmo não posso dizer da assemblagem, que penso que poderia ser bastante melhorada com uma simples revisão do aperto de meia dúzia de porcas e parafusos. Devido a estas questões de montagem da bicicleta, cheguei por exemplo a ficar apeado por a alavanca do pedal se ter soltado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *