Categorias
Eventos Lifestyle e Cultura Mobilidade Notícias

Massa Crítica em Festa!

Na próxima 6ª-feira, 25 de Setembro de 2009, é comemorado o 6º aniversário da Massa Crítica em Portugal, pelo que a celebração é ainda mais forte que o normal. Celebra-se a bicicleta e 6 anos da sua celebração. 😛 A primeira MC não está bem documentada, por acaso, e embora seja aceite este mês como a data da primeira, é provável que ela tenha ocorrido mais cedo, por volta de Maio de 2003. Mas isso é irrelevante, na prática. São 6 anos de qualquer modo. 🙂

festacriticajpg

A Massa Crítica é um passeio mensal pelas ruas da cidade, um ponto e evento de encontro entre ciclistas urbanos. É ao mesmo tempo uma celebração das modos suaves de locomoção e uma forma resgate do espaço público dominado pelos veículos motorizados. Feita de forma tranquila e em pelotão, a Bicicletada permite aos iniciados ganhar confiança na utilização de bicicleta na cidade, ao mesmo tempo que convivem e trocam ideias.

Os participantes reunem-se na última Sexta-Feira de cada mês, no Parque Eduardo XVII, junto ao Marquês de Pombal, pelas 18h. O percurso decide-se em conjunto e a partida dá-se por volta das 18h30.

O movimento, que funciona sem corpo dirigente, teve origem em São Francisco (EUA), e realiza-se hoje em dia em 350 cidades de todo o mundo. Em Portugal, além de Lisboa há Bicicletadas deste formato no Porto, Coimbra e Aveiro.

Em Setembro, mês da mobilidade, a Massa Crítica de Lisboa celebrará o seu 6º Aniversário, dia 25, e esperam-se muitas dezenas de participantes, com diferentes motivações mas unidos na vontade de celebrar a mobilidade suave.

A partida será, como habitual, do Marquês de Pombal pelas 18h30 e, no final, no Centro Cultural Magalhães Lima, junto ao miradouro das Portas do Sol em Alfama, terá lugar a Festa Crítica.

Pelas 21h começará a animação, com música, comida, bebida, exposições e bicicletas. A entrada é grátis e todos estão convidados.

Agora, passem a palavra!, para engordar a MC e a festa!

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *