Categorias
Causas Eventos

Natal com Massa Crítica!

A Bicicletada de Dezembro calha no dia de Natal! 🙂 Nessa 6ª-feira, pelas 18h, haverá mais que uma coisa a celebrar nas ruas! 😉

Uma Massa Crí­tica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes suaves. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado.

Para lá das motivações pessoais de cada participante, a MC é uma celebração da mobilidade suave que permite aos ciclistas circular com mais segurança e facilidade, marcando a sua presença no espaço público e tornando-a visível pelo número e densidade da concentração. Esta “segurança através da quantidade” torna-a uma excelente forma de iniciação à utilização de veículos suaves em espaço urbano.

A Massa Crítica refere-se à situação comum na China em que quando um ciclista pretende, por exemplo num cruzamento, atravessar por entre uma linha de tráfego para seguir o seu caminho, espera, então que se junte a ele um grupo numeroso de outros ciclistas que queiram ir no mesmo sentido, para então atingindo-se o número de pessoas suficientes possam então dar seguimento ao seu sentido de circulação.

Em Lisboa (e no Porto) há pessoal a planear uma Bicicletada extraordinária para dia 18, pois prevê-se que muita gente esteja fora na de dia 25. Se puderem, apareçam nas duas. 😉 Associada ao espírito natalício, algumas pessoas vão ainda pôr a funcionar no dia 20, a partir das 14h30, no Largo Camões, uma sessão móvel da Cicloficina de Lisboa, num prenúncio de um esforço para não a deixar entrar novamente num interregno, como previsto.

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Um comentário a “Natal com Massa Crítica!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *