Categorias
Imagens Produtos CaP

A Mobiky Genius explicada

Sempre que saímos à rua com as Mobikys tornamo-nos alvo de atenção. As pessoas olham para as bicicletas, apontam, comentam, muitas abordam-nos a perguntar o que é, como funciona, quanto custa, se podem dar uma voltinha… 🙂

Isto só de circular por aí com elas, a pedalar. Quando as “fechamos” para ‘walking mode’ (embora muitas vezes o façamos quando as queremos simplesmente colocar ao nosso lado da mesa do restaurante ou do café, para ocupar pouco espaço e não termos que as deixar longe, e não só para caminharmos com elas ao lado) aí é que o pessoal fica mesmo surpreendido. 😉

No entanto, pela conversa com as pessoas que nos abordam, percebemos que muitas vezes elas não têm uma ideia correcta do que é e para que serve a Mobiky. Assim, aqui vai uma tentativa de clarificar as coisas:

O que é a Mobiky Genius?

É uma bicicleta com rodas pequenas mas que anda como uma de rodas maiores graças a um desmultiplicador de corrente. É uma bicicleta dobrável, e bastante portátil. A sua principal inovação é o mecanismo de dobragem (ou “fecho”), que permite passá-la em 2 segundos da posição de pedalar para uma posição intermédia fechada, compacta e em que a bicicleta continua a poder “rolar”, tornando possível levá-la ao nosso lado enquanto caminhamos. Em mais 15 a 20 segundos podemos passá-la para uma posição completamente dobrada, para quando a queremos guardar nalgum sítio ou colocá-la no carro ou no saco de transporte para uma viagem.

Para que serve a Mobiky Genius?

A Genius não vai competir com a sua bicicleta de BTT, nem sequer com a sua bicicleta híbrida que gosta de usar para os passeios mais longos ou para os ‘commutings’ exclusivamente ‘by bike’ mais longos ou exigentes.

Dobrável vs. híbrida

A Genius é a bicicleta ideal para usar em conjugação com outros meios de transporte, em que partes do percurso (ligação entre estações ou entre a última paragem e o seu destino final) são feitas de bicicleta. Isto permite-lhe encurtar tempos e cansar-se menos, porque pode fazer um percurso em 5 minutos quando antes levaria 15 ou 20 a fazê-lo a pé e sempre vai sentado. E fá-lo divertindo-se, fazendo exercício físico ligeiro e sempre cansa menos as pernas porque parte do peso do corpo vai agora suportado pela bicicleta.

Se mora perto do trabalho pode até usar exclusivamente a Genius. Ou usá-la para ir ao fim da rua buscar pão ou pôr uma carta no Correio ou comprar alguma coisa na farmácia.

A Genius vai consigo para o escritório

A Genius liga bem com troços de percurso curtos e em piso razoavelmente regular e sem desníveis demasiado acentuados. Ela tem 3 mudanças que lhe dão uma boa margem de manobra, e o facto de a poder empurrar rolando ao seu lado torna-a bastante flexível.

O facto de ser tão rápida e fácil de dobrar também a torna muito prática para uma utilização em lazer. Nenhuma outra lhe permite num momento estar a pedalar e poucos segundos depois estar sentado numa esplanada ou num café e com a sua bicicleta ao pé de si, sem estorvar ninguém e sem ter que ter perdido tempo a dobrá-la como as dobráveis de outras marcas. E quando quiser ir embora, em 2 segundos pode começar a pedalar! 🙂

Bar da FCULPizzaria Irish Bar

Uma grande vantagem desta bicicleta é aquando da sua utilização nos passeios. Ao contrário de uma bicicleta de rodas maiores, a Genius não é agressiva quando circulamos no meio dos peões, é como se fôssemos mesmo um, apenas conseguimos andar um pouco mais depressa. 😉

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.