Categorias
Segurança

Bicicletas para pessoas XXL

Joan Denizot, uma mulher que sempre fora sedentária, sabia que precisava de alguma coisa que a fizesse mexer-se. Seriamente obesa, a sua saúde estava em risco, e ela precisava de encontrar uma actividade física de que gostasse, para que a conseguisse praticar regularmente. Lembrou-se logo das bicicletas, antigamente costumava passear longas horas só pelo puro prazer de pedalar.

Depois de perder 45 kg através de uma cirurgia e exercício físico, e continuando a ser uma mulher muito grande, ela decidiu que precisaria de arranjar uma bicicleta que fosse construída suficientemente forte para a suportar. Começou a procurar. A maioria das bicicletas nos EUA não são construídas para suportar pesos maiores que 90 kg. Depois de pesquisar na internet, falar com especialistas do ramo, e visitar lojas, ela descobriu que, sim, é perigoso andar numa bicicleta que não foi feita para suportar o nosso peso, e não, não havia bicicletas para disponíveis para pessoas obesas. Foi enquanto fazia esta frustrante pesquisa que a Joan se apercebeu que não era a única pessoa gorda que queria andar de bicicleta, por isso nasceu a Super Sized Cycles.

imagewrap.jpg

“Aprendi acerca da importância da resistência em diferentes peças da bicicleta, e da necessidade de levar em conta não só o meu peso mas também a velocidade à qual estaria a mover-me” diz Joan.

As bicicletas da Super Sized Cycles são construídas super-fortes, e cada bicicleta tem um limite de peso testado e publicado. Se determinada pessoa pesa 180 kg, ela pode verificar e ver se as nossas bicicletas aguentam o seu peso.

Actualmente eles contratam fabricantes para fornecer bicicletas, mas estão em vias de desenvolver os seus próprios modelos.

[Fonte]

Cá em Portugal a epidemia de obesidade ainda não é tão grave como nos EUA, mas para lá caminhamos. Esta iniciativa é de louvar. Talvez cá em PT também haja um nicho de mercado para isto?

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

7 comentários a “Bicicletas para pessoas XXL”

Preciso comprar uma bicicleta para pratica de exercicios, peso 170 kilos, altura 1,85, nao consigo achar nenhuma p suporte este peso, poderiam me informar,,,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *