Categorias
Iniciativas Notícias

Câmara de Tavira pró-bicicletas

Moita Flores em Santarém, Macário Correia em Tavira, os dois únicos (que eu saiba!) presidentes de Câmara que lideram pelo exemplo, na questão da mobilidade sustentável. 😉

(…) a Câmara Municipal de Tavira disponibiliza aos funcionários, desde a passada quinta-feira, quatro bicicletas para utilizar nas deslocações entre os edifícios camarários e nas visitas de trabalho. (…)

A medida agora implementada acaba com as desculpas para as curtas viagens de carro dentro da cidade.

De acordo com a câmara de Tavira, a iniciativa tem como motivação promover «hábitos de vida saudáveis, através da prática desportiva, mesmo em horário normal de expediente, e sensibilizar para as causas ambientais».

As quatro bicicletas adquiridas esta semana representam um investimento de 925 euros e podem ser livremente utilizadas pelos trabalhadores camarários. (…)

Fonte: Barlavento Online

Muito bom! 🙂

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

5 comentários a “Câmara de Tavira pró-bicicletas”

Caro xp,

As BUGAs são outra coisa diferente da que é referida nesta notícia, como decerto verificará numa segunda, mais atenta, leitura da mesma.

Esta iniciativa envolve 4 bicicletas postas ao serviço dos funcionários da autarquia de Tavira, para serem usadas nas suas deslocações profissionais, durante o expediente. Não são bicicletas de uso público porque não estão à disposição de qualquer pessoa. Ora, isto, pelo que tenho conhecimento, é inédito (ou no mínimo muito raro). Se por acaso souber de outra iniciativa similar anterior ou a decorrer actualmente mas que não tenha sido noticiada nos media – nomeadamente online – por favor esteja à vontade para partilhar os pormenores. 🙂

Boas

Não sei se é por serem do sul, ou se é por politiquices patetas, mas andal pouco informados. Aqui, no norte, designadamente em Aveiro, já existem bicicletas de ultilização gratuítas há pelo menos seis anos… há tradição do desporto na zona, mas o mais impressionante, é ver pessoas de todas as idades a usar a bicicleta no seu dia a dia.

Sim, é muito fixe. De facto Tavira tem uma longa de tradição de ciclismo como desporto. Espero que esta a tradição seja aproveitada para pôr os funcionários todos a pedalar!
Aliás a zona de Tavira a Vila Real de Sto António é região em Portugal onde se vê mais gente a usar a bicicleta no dia-a-dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *