Categorias
Infraestruturas e urbanismo Mobilidade Notícias Transportes Públicos

Lançado o Projecto Mobilidade Sustentável

Boas notícias! 🙂


Castelo Branco recebeu a cerimónia de lançamento do Projecto Mobilidade Sustentável, presidida pelo secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa. O projecto vai servir para criar Planos de Mobilidade Sustentável em vários municípios do país, ou seja, para melhorar condições de deslocação, diminuir impactes no ambiente e aumentar da qualidade de vida.

Os planos vão obedecer às orientações estratégicas comunitárias e nacionais, numa lógica de sustentabilidade, e são aplaudidos pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (QUERCUS).

As cidades portuguesas de pequena e média dimensão “são território privilegiado para criar planos de mobilidade sustentável”, defendeu Samuel Infante, dirigente do núcleo de Castelo Branco da QUERCUS.

“Aplaudimos a iniciativa e esperamos que este projecto tenha resultados práticos efectivos”, refere Samuel Infante. “Nas cidades de pequena e média dimensão, onde estão a nascer novas urbanizações e redes viarias, como é o caso de Castelo Branco, é importante que seja tudo construído segundo a lógica da mobilidade sustentável”, sublinha. “Estamos habituados a que essas preocupações surjam depois das obras estarem feitas e como remendos. São importantes iniciativas que mudem este cenário”, lamenta aquele responsável.

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS

A construção de ciclovias e zonas pedonais são necessárias, “mas com estudos adequados. Em Castelo Branco existe apenas uma ciclovia e não liga ao centro da cidade nem às instalações de ensino superior”, lamenta. “Cá estaremos para dar o nosso contributo sempre que necessário”, acrescenta. (…)

Procurar combustíveis menos poluentes

Samuel Infante realça que, nas cidades de pequena e média dimensão ainda proliferam os transportes baseados em combustiveis fosseis ainda são dominantes. “É importante converter os transportes urbanos para gás natural ou biodiesel, por exemplo”. Por outro lado, os horários têm que ser definidos de acordo com as necessidades da população, adequados a cada realidade, ou não vão servir ninguém.

Fonte: Diário XXI

Parece que este Plano vai envolver 40 municípios.

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *