Categorias
Faça Você Mesmo Videos

Cenas a berbequim eléctrico

Um dos problemas do equipamento desenhado para fins únicos é a dificuldade de reparação ou de substituição quando avaria. Só quem fabrique aquele produto, terá peças de substituição. Se o produto já não estiver em produção, então temos um problema mais complicado…

A indústria das ferramentas é bastante vasta, embora existam poucas marcas conhecidas do público em geral, o certo é que esta é uma indústria cheia de vitalidade e vão surgindo anualmente tanto melhoramentos no desenho base das ferramentas, como novas e inovadoras ferramentas. Uma das coisas interessantes relativamente às ferramentas são os padrões de desenho de certos acessórios, ou de como estes se conjugam com a ferramenta base. Com este princípio em vista, surgem outros acessórios compatíveis e até utilizações para as ferramentas base que não estavam contempladas à partida pelo fabricante.
dpx-systemsresized.jpgEste é o caso com um produto desenvolvido pela empresa DPX Systems e demonstrado na feira de ferramentas americana “The National Hardware Show”, que permite usar (como demonstrado neste vídeo) um berbequim como motor de assistência eléctrica de uma pequena scooter, de uma caixa de ferramentas com rodas ou até de uma cadeira de rodas comum!

Todos os produtos desenvolvidos pela DPX Systems usam o adaptador de berbequim. Estão disponíveis no site deles vários vídeos de demonstração do conceito.

Embora não exista informação sobre o preço do adaptador, vejo um enorme potencial na sua utilização como assistência a uma cadeira de rodas vulgar, já que os modelos motorizados, por motivos de economia de escala, costumam ter preços inacessíveis a quem deles necessita. Como é costume (e espero estar enganado), duvido que isto chegue a Portugal, mas a ideia é fantástica!

Por Bruno Santos

Instrutor de condução, formador e técnico de mecânica de bicicletas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *