Categorias
Exemplos Mobilidade Políticas

E se realmente se importassem?

Medir, registar, avaliar o impacto de qualquer medida ou projecto é essencial para poder definir estratégias políticas e económicas eficientes e eficazes. Cá em Portugal não é muito habitual fazer-se isso.

O Reino Unido está a investir em grande, a um nível sem precedentes na mobilidade em bicicleta. E uma equipa de investigadores vai avaliar o impacto dos montantes investidos e dos programas implementados.

Gostava de ver algo similar cá, quer em investimento quer em preocupação genuína no sucesso das medidas, programas e obras implementadas. Ver que efeito têm as ciclovias, as BUGAS, BICAS e afins, e… bom, não há mais nada, ou há? 🙁 A ideia que passa é que as coisas feitas cá são inconsequentes, para encher chouriços ou para inglês ver, de fachada. É uma tristeza e envergonha-me, como cidadã portuguesa, e desilude-me e frustra-me, como ciclista portuguesa.

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *