Categorias
Uncategorized

Amanhã é dia de Bicicletada

MC LxApareçam para uma volta de celebração do uso da bicicleta por Lisboa. Às 18h30 partida do Marquês de Pombal (o pessoal começa a aparecer pelas 18h). Ei, também há no Porto, Coimbra e Aveiro!

Qualquer bicicleta (ou triciclo!) serve, é uma deslocação a baixa velocidade, numa massa de ciclistas que funciona como uma espécie de “cardume” onde nos sentimos mais visíveis e seguros pela força dos números. 😉 Não é um protesto, é uma celebração, não é contra os carros ou os não utilizadores de bicicleta, é pela bicicleta e por quem a usa.

Dicas: circulem sempre pela via mais à direita (excepto a do BUS!, o transporte público colectivo é rei!). Evitem circular mais do que 2 pessoas a par na mesma via (por segurança e manutenção da legalidade, na medida do possível). Mantenham uma rota previsível (em linha recta) e estejam atentos às ultrapassagens simultâneas de autocarros à direita, carros à esquerda, e outros ciclistas dentro da mesma via. Não ultrapassem outros ciclistas muito depressa ou muito rente sem se certificarem de que eles sabem que vocês os vão ultrapassar (as pessoas costumam circular mais distraídas a conversar com os outros participantes da Bicicletada e frequentemente andam a zigue-zaguear… Mantenham uma distância de segurança dos outros ciclistas, de lado, atrás e à frente. Tentem que a massa de ciclistas não se disperse em comprimento (quebrando o grupo nos semáforos, facilitando a quebra do grupo por carros, etc) nem em largura, ocupando mais que uma via de trânsito (não há necessidade de hostilizar os outros utentes da estradas). Conheçam outros ciclistas, dêem dois dedos de conversa, desfrutem da cidade, e divirtam-se! 🙂

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *