Categorias
Informação CaP Notícias CaP

O que temos andado a fazer

É uma vergonha, não temos conseguido manter o nosso blog decente em frequência e em conteúdo, mas estamos a esforçar-nos para reverter esse estado de coisas e “voltar às origens”. 😉

Desde a última vez que aqui viémos, onde anunciámos a saída da Elena para outros trilhos, muito aconteceu.

Adoptámos a Mutthilda em Agosto. Levamo-la muitas vezes connosco para o trabalho no atelier, é a nossa Relações Públicas e Personal Pet Therapist. 🙂

1976911_1517230881868593_5659443227806582391_n  10404239_1511761982415483_3912050856383080706_n

Fizémos uma pequena festa em Setembro para assinalar o 8º aniversário da Cenas a Pedal. Entre outras coisas, assaram-se chouriços no passeio. 🙂

unnamedunnamed (1)

Em Outubro iniciámos o ano lectivo na nossa Escola de Bicicleta num formato diferente, de aulas de continuidade, como estamos habituados a ter nas escolas de natação e de dança, por exemplo.

aulas de natacao

aulas de bicicleta

Há muito que sabíamos da similaridade das aprendizagens de natação e bicicleta, em mais do que um aspecto (praticamos natação há muitos anos por razões médicas e, claro, ensinamos condução de bicicleta há 7), e desde que começámos a ter aulas de Lindy Hop, no início de 2014, percebemos que fazia sentido dar este passo para aulas regulares num programa de formação por níveis, ao longo do ano lectivo, o que, penso, nos faz pioneiros a nível internacional! 🙂 Foi mais um passo de gigante em termos evolucionários, para a nossa escola.

bruno e joãoNo início de Outubro o João terminou o seu estágio de mecânica connosco e decidiu seguir a 100 % a sua carreira na área da música, com os Moe’s Implosion, e então voltámos à equipa original de dois: Ana & Bruno. Isso obrigou-nos a readaptarmo-nos novamente, e deu-nos a oportunidade de mais livremente repensarmos o que queríamos fazer e como. Desde essa altura que temos andado a magicar alguns planos, e seguir nessa direcção tem levado a alterações na nossa forma de funcionar e, se as coisas correrem de feição, mais novidades haverão lá mais para a frente.

Entretanto, ainda em 2014, publicámos também o novo site, dedicado, para a escola, em http://escola.cenasapedal.com. Estamos ainda a terminar o Guia do Aluno, mas globalmente o site já tem toda a informação da escola e das aulas.

Cenas a Pedal - Escola de Bicicleta

Temos ainda uma secção de blog, onde temos começado a partilhar e a escrever coisas interessantes relacionadas com a condução de bicicleta (e não só), e também com o uso da bicicleta propriamente dito. Entretanto, e a propósito disso, colaborámos com a Rádio Estrada Viva numa série de podcasts sobre o uso e condução de bicicleta. Começámos por abordar o “aprender a conduzir bicicleta“, apresentando a nossa escola:

Depois discutimos a “posição [do ciclista] na via e ultrapassagem [pelos outros utentes]“, falámos “sobre as luzes nas bicicletas” e elaborámos sobre “a sinalização de manobras pelos ciclistas“. Por último, e mais recentemente, falámos um pouco da “ bicicleta eléctrica“.

Ainda no final de 2014 publicámos também o novo site dedicado exclusivamente aos karts a pedais KMX, a nossa primeira marca de triciclos reclinados, que ainda hoje vendemos, distribuímos e alugamos em Portugal, 8 anos depois.

KMX Karts

Os KMX são triciclos versáteis, robustos, e com uma excelente relação qualidade-preço, e são muito populares com crianças e adultos. É difícil não nos divertirmos naquilo. 🙂

De notar que estão lá listadas algumas boas oportunidades! 😉 Os KMX Karts podem ser encomendados, para os desfrutar sempre que quiserem, ou podem ser alugados para eventos:

No início de 2015 esforçámo-nos por começar a re-dinamizar o Viagens a Pedal, e temos vindo a partilhar algumas coisas lá. Esta é uma área que nos interessa imenso e queremos integrá-la mais no nosso quotidiano. Essa motivação cresceu imenso depois de, em Outubro de 2014 nos termos registado na rede Warm Showers e começado a receber viajantes em bicicleta. Como o Joe:

Entretanto, se tentaram visitar a nossa loja online recentemente, não a encontraram. Desactivámo-la. Estamos a preparar outra plataforma e outro “formato” para a nossa vertente de loja / vendas. Vai levar tempo (somos só dois, em 4 grandes áreas de actividade!), mas a outra loja online já estava demasiado grande e desactualizada para a podermos manter sem ajuda, e isso causava demasiado transtorno. Entretanto, continuamos a vender os artigos que nos encomendam, como sempre, mas por via presencial ou e-mail. Aqui está uma lista de marcas com que trabalhamos.

Queremos manter-nos apenas os dois em permanência, pela flexibilidade que tal permite, e por isso teremos que, e poderemos, dedicar-nos mais e melhor a menos pessoas, como sempre desejámos. Isso vai afectar tudo o que fazemos.

Para já, o nosso atelier, enquanto espaço, está-se a tornar efectivamente mais uma oficina e menos uma loja. Os detalhes daquilo que essa afirmação reflecte e implica virão mais tarde, à medida que conseguirmos ir implementando as coisas. 😉

Por agora, a mudança mais óbvia é que não somos uma loja de porta aberta em permanência, o nosso atelier é um espaço de trabalho onde preparamos ou desenvolvemos várias actividades diferentes (escola, oficina, loja, etc), onde também atendemos e recebemos pessoas, à 4ª-feira de forma livre, às 5ª, 6ª e sábado exclusivamente por pré-marcação (marcar garante que não dão com o nariz na porta por não estarmos lá, e que estamos disponíveis e preparados para vos atender).

Vamos dando notícias. 😉

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *