Categorias
Ambiente e Energia Iniciativas Mobilidade

O desafio dos 3 km

Ora aqui estão alguns factos interessantes:

E a iniciativa também está gira: 2 Mile Challenge, visa “desafiar” as pessoas a utilizar (mais) a bicicleta para se deslocarem em percursos até 3 km de suas casas. Porquê? Porque nos EUA 40 % de todas as deslocações são em distâncias de 3 km ou menos, e 90 % dessas deslocações são feitas de carro. 60 % da poluição criada pelas emissões dos carros acontece nos primeiros minutos de funcionamento. Se em cada 10 automobilistas 1 mudasse para a bicicleta, reduzir-se-iam as emissões de CO2 em 25.4 milhões de toneladas por ano!

O vídeo refere outros factos interessantes, e acaba com este: Se 1 milhão de pessoas substituísse uma viagem de carro de 3 km por uma de bicicleta, todas as semanas, as emissões de CO2 poderiam ser reduzidas em 50 000 toneladas / ano. É uma iniciativa louvável. Inclui um blog e um autocarro (a biodiesel) em tour pelos EUA a promover o desafio.

O site inclui um mapa onde podemos ver qual a nossa zona de 3 km, com a casa (por exemplo) no centro. A mim dá-me isto:

2milechallenge.jpg

O que apanha a maior parte das minhas deslocações de bicicleta, que são geralmente entre 3 e 15 km, ida e volta, pelas redondezas. 🙂

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.