Categorias
Arte e Design Imagens Veículos a pedal Videos

RAD: protótipo de bicicleta urbana dobrável

14377064_500.jpg

Esta bicicleta foi um dos trabalhos que passaram à segunda fase do concurso nacional Innovar 2007, na Argentina. Este concurso é aberto a toda a gente, desde designers a empreendedores e procura descobrir novos produtos de origem nacional e estabelecer parcerias entre os criadores e empresas que os produzam.

A bicicleta RAD é um projecto de Jimena Gonzalez, designer industrial no estúdio Uno mas Uno e ciclista. A bicicleta não foi pensada para ser pequena, mas para ser leve e urbana: fácil de dobrar/arrumar e sem partes “sujas” (correntes,…) expostas. O resultado é uma bicicleta que se dobra e guarda ao alto, mantendo um aspecto apelativo. Pessoalmente, acho que é uma boa ideia para questões de espaço em casa ou no trabalho, não me parece prática para usar nos transportes públicos, pois fica muito volumosa.

Este é um protótipo, mas a autora quer fazê-lo funcionar, pelo que os interessados são convidados a contactá-la.

Fonte: Treehugger
Fotos: Blog Innovar 2007

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Um comentário a “RAD: protótipo de bicicleta urbana dobrável”

Há um mês conversei seriamente com uma amiga minha sobre a possibilidade de projetar uma bicicleta dobrável, de forma que fosse fácil transportá-la principalmente no porta-malas de carro de amigos (quando o ciclista ganha uma carona pra faculdade) e no bagageiro de ônibus interestaduais, para termos a possibilidade de continuar optando por uma forma de transporte ecologicamente sustentável mesmo durante as viagens de férias. Muito me surpreendeu encontrar este protótipo em vias de realização em maior escala. Entretanto, creio que as dimensõesda bicicleta no modo dobrada (principalmente no comprimento da roda traseira até o guidão) ainda não são satisfatórias, e ela não parece ter um sistema amortecedor para trafegar em cidades com calçamento de pedra ou com relevo mais acidentado. Se vc conhecer outros projetos de bicicletas dobráveis, ficarei feliz se me apresentá-los. De qualquer forma, muito interessante essa reportagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *