Categorias
Informação CaP Produtos CaP Testes e Reviews Veículos a pedal

Kart KMX Tornado: Evolução do modelo ST

Para demonstrar as diferenças entre o modelo ST e o modelo que representa a sua evolução directa, o Tornado, tirámos algumas fotos comparativas de ambos.

Vistos lado-a-lado de frente é possível observar logo algumas diferenças:

KMX Karts ST e Tornado lada a lado
  • O guiador já não tem eixo central e passa a ser directo às rodas, passando a geometria da direcção a ser Ackerman pleno. Com isto a regulação em largura é feita apenas com a rotação de cada porção do guiador, e passa a ser mais ergonómico regular o alcance destes.
  • O assento agora tem uma estrutura de apoio rígida e anatómica. Esta mudança pode ser uma questão de gosto pessoal, já que ambos os tipos de assento têm vantagens.
  • A passagem da corrente foi arrumada no quadro e deixa de passar por baixo do assento. Além disso é feita com apoio de 2 roldanas dentadas com rolamentos que oferecem menos resistência do que os tubos plásticos usados anteriormente, e fazem menos ruído.
Vista pormenorizada do guiador e conjunto de direcção:

Vista do guiador do STVista do guiador do Tornado
  • Aqui é possível ver também o novo sistema de bloqueio do tubo de extensão do eixo pedaleiro. No ST era feito com 2 parafusos de aperto rápido, idênticos aos normalmente usados nos eixos das rodas. No Tornado é feito com a ajuda de 2 parafusos que aparafusam no quadro. A funcionalidade é idêntica, mas considero o novo sistema mais simples de ajustar sem ferramentas. No ST é necessário uma chave de porcas de 10mm para ajustar a força do fecho, no Tornado basta apertar mais os parafusos.
Vista da pedaleira:

Pedaleira do STPedaleira do Tornado
  • A pedaleira quem vem com o Tornado traz uma protecção do prato plástica. Para o tipo de utilização que os nossos veículos de aluguer têm, por exemplo, esta mudança será positiva, já que a protecção metálica sofre danos com mais facilidade e degrada esteticamente mais rapidamente.
A passagem da corrente:

Passagem da corrente no STPassagem da corrente no Tornado
  • Nestas imagens é possível comparar a passagem da corrente em ambos os modelos. No ST o retorno da corrente era feito por dentro do quadro, mas a outra porção era conduzida por um tubo de plástico que passava por baixo do assento. No Tornado ambas as porções são conduzidas por dentro do quadro, e como a posição da corrente deixa de estar na direcção directa das pernas, deixa de ser necessário cobri-la com o tubo como anteriormente. A transmissão fica assim mais arrumada e mais silenciosa.
Pormenor do assento:

Assento do STAssento do Tornado
  • Do ST para o Tornado, a estrutura do assento ficou mais simples e o seu ajuste mais flexível. Agora o assento é mais fácil de montar e desmontar e passou a ter 3 posições de instalação no quadro. Além disso também passou a ser possível ajustar a sua inclinação, o que permite ao condutor mais flexibilidade de ajuste às suas preferências.
  • Nestas imagens também é possível observar outro melhoramento na transmissão: a recolocação da roldana traseira conduz melhor a corrente para a cassete.
Algo que não foi alterado e que dá imenso jeito para arrumação é a manete do travão traseiro com bloqueio. Permite arrumar o kart ao alto contra uma parede:

Arrumação dos KMX Karts

8)

Por Bruno Santos

Instrutor de condução, formador e técnico de mecânica de bicicletas.

5 comentários a “Kart KMX Tornado: Evolução do modelo ST”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *