Categorias
Mulheres Pessoas Viagens e Aventuras Videos Web e outros Media

Cenas para ver e ouvir

Então, maltinha, fartos das redes sociais? Andam a leste? Fazem muito bem. Ora aqui está um apanhado de umas conversas fixes que podem ter perdido no meio do vosso detox digital. 🙂

A Cicloda (aka Cicloficina) tem organizado, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, uma série de tertúlias online cobrindo vários temas. O ciclo começou em Abril e eu tive a oportunidade de participar agora no início de Junho num sobre Bicicletas e Férias, e aproveito para o sugerir como primeiro a assistir, nãos estivéssemos nós bem entrados na época alta das viagens a pedal. 😉

Mas esta é só uma das tertúlias, não percam as outras. Eu gostei partcularmente desta, sobre Bicicletas e Mulheres!

Antes deste ciclo, entre o fim de Fevereiro e o início de Março, o Rafael Polónia, da Landescape, organizou uma série de conversas one-on-one ao vivo no Facebook. Umas foram mais claramente à volta do tema das viagens: com a Tânia Muxima, o Paulo Guerra Santos (e o seu guia), o Jorge Vassalo (do mítico Até onde Vais com 1000 Euros?), com o Gonçalo Peres, e com o João e a Valerie (do Pedalar Devagar). Mas também abordou outros temas laterais, comigo e com a Laura Alves.

Volta Online em Bicicleta | Tânia Muxima

A Tania Muxima, a minha convidada de hoje, pelas 21 horas, não é só uma "papa-quilómetros" de bicicleta. Além das imensas aventuras que a levaram a vários locais do mundo, pedalando, viajou também pela Islândia…de trotinete!

Publicado por Rafael Polónia em Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
Volta Online em Bicicleta | Paulo Guerra dos Santos

O Paulo é o convidado desta noite, nesta conversa com a bicicleta como tema principal. O seu conhecimento e experiência adquiridos ao longo dos últimos 25 anos a realizar projetos de engenharia de vias de comunicação e transportes – um dos vários ramos de estudo da engenharia civil – fez com que partisse para esta missão de identificar a Rede Nacional de Cicloturismo.

Publicado por Rafael Polónia em Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
Volta Online em Bicicleta | Jorge Vassalo

ATÉ ONDE VAIS COM 1000 EUROS?com Jorge Vassallo “Uma viagem chamada liberdade. Não haverá nunca melhor viagem do que a que é planeada ao sabor do destino” – foi assim que Laura Alves (também convidada neste evento) definiu a viagem que o Jorge e o Carlos fizeram montados na Mikelina e na Penélope, duas bicicletas de baixo custo, “com bússolas compradas nos chineses”, sem sonhar que das suas aventuras iriam constar experiências como comer cabeça de cabra num barbeiro em Tiznit, ou uma tagine de camelo, que a imagem dos flamingos a voar no Parque Nacional de Khenifiss, onde quase ficaram soterrados na areia, se lhes gravaria na mente; ou que regressariam com muitos amigos novos na bagagem. Uma lição de economia doméstica. Dois portugueses, duas bicicletas e mil euros. No fim, não aguentaram e rebentaram o orçamento: comeram um bitoque à entrada de Portugal.Neste quarto dia de conversas, terei comigo o Jorge Vassalo, para nos falar um pouco o que foi esta aventura que, além de empreendedora no sentido de viagem, à altura, foi também uma lufada de ar fresco no mundo dos blogs.

Publicado por Rafael Polónia em Sábado, 27 de fevereiro de 2021
Volta Online em Bicicleta | Laura Alves

BICICLETA NO FEMININO | com Laura AlvesA minha convidada de hoje é a Laura Alves, que iniciou o seu trabalho em jornalismo há 20 anos e que passou a produzir conteúdos freelancer desde 2012. Na última década tem colaborado com múltiplas instituições, empresas e editoras, desenvolvendo conteúdos institucionais e/ou criativos em áreas muito diversas — entre elas a mobilidade, aliando o seu gosto particular pela utilização da bicicleta como meio de transporte.Entre 2012 e 2013 escreveu para a revista B – Cultura da Bicicleta e, em 2013, a convite da Texto Editores, publicou o livro "A Gloriosa Bicicleta – Compêndio de Costumes, Desvarios e Emoções em Duas Rodas", a primeira obra sobre o mundo da ciclocultura em Portugal, em coautoria com o Pedro Carvalho. Em 2014, em parceria com o fotógrafo Vitorino Coragem, produziu o trabalho documental “Maria Bicicleta” sobre as particularidades do ciclismo urbano no feminino — um trabalho que viria a ser adaptado a exposição de rua âmbito da Semana Europeia da Mobilidade em Lisboa. Desde 2020 que desenvolve conteúdos sobre a cultura da bicicleta para a versão portuguesa do We Love Cycling, projeto criado pela Škoda em diversos países europeus.

Publicado por Rafael Polónia em Terça-feira, 2 de março de 2021
Volta Online em Bicicleta | Gonçalo Peres

FILHOS…E AGORA? | com Gonçalo Peres4 MARÇO | 21 HORASNeste sexto dia de conversas sobre duas rodas, vamos ter o Gonçalo Peres, que tem 47 anos, dois filhos com 12 e 8 anos, e que faz de Lisboa a sua casa. Começou a usar a bicicleta em 2009, como solução para levar o primeiro filho à creche, a 2,5 quilómetros de casa. Uma distância longe demais para ir a pé, mas perfeita para a bicicleta. Não queria depender do carro e ser mais um pai a contribuir para o ambiente nocivo junto às escolas: poluição, insegurança e usurpação do espaço público. De forma progressiva começou a usar a bicicleta em todas as necessidades de deslocações. Em pouco tempo melhorou a condição física, passou a ver e sentir a cidade de uma forma diferente e a apreciar a natureza que estava escondida mesmo ao pé de casa. Já há muitos anos que não há veículos motorizados em casa. Tal como muitos pais não dão aos filhos a escolher se querem ou não ir de carro a algum lado, os filhos do Gonçalo já sabem que a bicicleta, é a escolha natural.

Publicado por Rafael Polónia em Quinta-feira, 4 de março de 2021
Volta Online em Bicicleta | Ana Pereira

MOBILIDADE E FORMAÇÃO | com Ana Sousa Pereira6 MARÇO | 21 HORASA Ana é a minha convidada deste sábado. Trabalha na área da promoção da mobilidade em bicicleta desde 2006 na empresa que co-fundou, a Cenas a Pedal. Co-fundadora em 2009 da MUBi – associação pela mobilidade urbana em bicicleta, co-fundou em 2019 também a cooperativa Bicicultura. Nomeada Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020 no âmbito do Bicycle Mayor & Leader Program, visa contribuir para reduzir as barreiras ao uso da bicicleta e tem n'A Casa da Bicicultura, um centro de promoção e educação para a mobilidade em bicicleta, rumo a cidades mais sustentáveis e mais amáveis, o seu mais recente projeto nesse sentido. A nível de formação, iniciou o trabalho nesta área em 2007, ao perceber que o Código da Estrada era meio medieval para o uso da bicicleta, levando-a a colaborar em trabalho de lobbying que culminou, num esforço coletivo, em várias alterações positivas que entraram em vigor em 2014. A par do interesse pelo CE, começou em 2008 a trabalhar como instrutora de condução de bicicleta, pois rapidamente percebeu que cumprir o CE não era suficiente para uma experiência de condução de bicicleta segura, confortável e eficiente. Desde 2008 que ensina pessoas de todas as idades a andar de bicicleta, bem como a conduzi-la na cidade (e fora dela).

Publicado por Rafael Polónia em Sábado, 6 de março de 2021
Volta Online em Bicicleta | João, Valerie, Yacha e Sinai

VIAJAR COM FILHOS | com João Gonçalo Fonseca e Valerie Fonseca, Yacha e Sinai7 MARÇO | 21 HORASNesta quarta conversa, vou estar à conversa com o João e a Valérie. A vida deles sempre foi feita na estrada a percorrer o mundo, à boleia pelo Velho Continente ou desbravando o continente africano e o Médio Oriente, quando a fotografia ainda era analógica. Porém, a viagem mais especial foi quando tiveram a ideia de percorrer o mundo de bicicleta. Partiram de Portugal à boleia até à Suíça e de lá, de bicicleta para aquela que seria uma viagem à volta do globo durante 3 anos. O tempo quando se viaja de bicicleta é, porém, diferente do tempo quando se viaja à boleia, de avião ou mochila às costas e os 3 anos transformaram-se em 4, só pela Europa, Médio Oriente e Ásia.A odisseia deu lugar a um livro – Pedalar Devagar – e o retorno à vida rotineira. Regressados a Zurique, cidade onde também dois filhos foram concebidos, o sonho de fazer outra grande viagem foi crescendo. Como sempre na vida deste casal, tudo é decidido ao minuto e foi assim que achámos que partir de novo seria a ideia mais fascinante, desta vez com toda a família nos alforges. A América do Sul foi traçada no horizonte e foi aí que pedalámos com as nossas quatro bicicletas, explorando por mais de 20 meses, diferentes países, montanhas, culturas e experiências indescritíveis! E porque pedalar não nos chegava, até um barco construímos para descer o rio Napo e o Amazonas.

Publicado por Rafael Polónia em Domingo, 7 de março de 2021

E finalmente, deixo também o 2º episódio do podcast De Ventos em Popa, da Roda dos Ventos, em que o Tiago Carvalho entrevista a Inês Sanches, dos projetos Femina e Selim.

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.