Categorias
Informação CaP Serviços CaP

Introdução aos cursos de condução de bicicleta da Cenas a Pedal

Qualquer que seja a sua idade, nível actual de habilidade ou antecedentes com bicicletas, os nossos cursos têm algo para lhe oferecer. Quer não seja capaz de se equilibrar numa bicicleta, esteja a voltar ao seu uso após um interregno, ou seja um ciclista regular que quer desenvolver mais as suas competências.

Em Portugal não há um programa nacional de formação em condução de bicicletas, e é algo ainda muito raro junto dos operadores privados. Para contribuir para colmatar esta lacuna “importámos” o padrão nacional britânico de condução de bicicletas e adoptámo-lo como base dos nossos cursos.

O padrão nacional britânico, em que somos certificados pelo CTC, inclui formação para adultos bem como para crianças (a partir dos 10 anos de idade), e é desenvolvido na estrada em cenários reais de tráfego, sob supervisão. Formação de alta qualidade levada a cabo por instrutores habilitados e certificados desenvolverá ciclistas hábeis e confiantes que terão as competências para gerir todas as condições de estrada e de trânsito em segurança.

Quanto custa?

A estrutura dos cursos será apresentada dentro das próximas semanas, incluindo número e duração das sessões, preços e material e vantagens incluídas, descontos, etc. Para referência, as sessões implicarão um investimento de cerca de 25 € por hora, isto para um serviço personalizado que inclui deslocação do instrutor e formação no local de escolha do cliente.

O que é o ‘Padrão Nacional’ britânico?

É um programa de formação para ensiná-lo a conduzir uma bicicleta na estrada em segurança e com confiança, com respeito pelos outros utilizadores da estrada. Os 3 níveis diferentes são como se segue:

Nível 1 – desenvolvido num ambiente controlado, longe de estradas e de tráfego. Os ciclistas são formados geralmente em grupos de 3 a 12 pessoas, mas também há formação individual. Cobre as competências básicas de controlo da bicicleta incluindo arrancar e pedalar, parar, fazer manobras, sinalizar e usar as mudanças.

Nível 2 – Formação em estrada para aqueles que completaram o Nível 1 e que estão prontos para progredir. Oferece experiência real no uso da bicicleta e leva os formandos a sentirem-se mais seguros e capazes de lidar com o trânsito em pequenas viagens pendulares para o trabalho ou para a escola, por exemplo. A formação é desenvolvida em pequenos grupos e ao longo de uma série de sessões.

Nível 3 – desenvolve as competências básicas e treina os ciclistas para fazerem viagens numa variedade de condições de tráfego de uma forma competente, confiante e consistente. Ciclistas que atinjam o padrão do Nível 3 serão capazes de lidar com todo o tipo de condições da estrada e situações mais complexas. O curso cobre lidar com perigos, fazer análises de risco dinâmicas (“na hora” e em movimento) e planear percursos para deslocações mais seguras.

Elementos adicionais

Serão cobertos alguns elementos extra ao padrão nacional para melhorar a formação dos ciclistas, dependendo das suas necessidades pessoais (circular à noite, manter a bicicleta em segurança, etc).

Informação mais detalhada dos cursos será disponibilizada progressivamente ao longo das próximas semanas.

Estes cursos são apenas uma introdução ao prazer, à liberdade e ao estilo de vida saudável que o uso da bicicleta pode trazer. É importante que, depois de completada a formação, continue a usar a bicicleta para criar e acumular confiança e experiência. A FPCUB e diversas outras entidades organizam regularmente passeios e actividades (desportivas ou de convívio e lazer) que podem desenvolver a sua formação e aumentar a sua experiência em bicicleta após o fim do curso.

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

5 comentários a “Introdução aos cursos de condução de bicicleta da Cenas a Pedal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *