Categorias
Anúncios e Campanhas Transportes Públicos

Suportes para bicicletas nos autocarros

Por cá ainda não há disto, vá-se lá saber porquê.

bus_bike_rack.jpg
[Foto: BSmaurer]

Bom, na verdade, desconfio que terá a ver com o Código da Estrada e outros artigos de legislação obsoletos…

No final de 2007 a Carris iniciou um projecto-piloto com 2 carreiras em que é permitido o transporte de bicicletas, no interior dos autocarros, mas apenas aos fins-de-semana e feriados, ou seja, não serve de nada para facilitar ou tornar possível o uso da bicicleta nos dias úteis… Ainda não tive oportunidade de ir experimentar, mas à partida, acho a alternativa no exterior do autocarro mais prática por não interferir com a circulação das pessoas no interior do mesmo.

Agora encontrei um vídeo de instruções original de um operador de autocarros numa localidade do Kentucky (EUA), que incentiva os ciclistas a usar os serviços deles e explica como usar os suportes. O que é giro é o formato “hip hop videoclip” do vídeo. 😀

Fixe, não é? 🙂

[Via]

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

2 comentários a “Suportes para bicicletas nos autocarros”

Pois, é uma questão de legislação. Como é que uma pessoa pressiona a alteração de leis?… Já há umas quantas a precisar urgentemente de serem actualizadas, sob pena de asfixiar muitas coisas relacionadas com a mobilidade em bicicleta… 🙁

Antes da Carris iniciar o projecto piloto estive em reunião com uma pessoa desta empresa que me disse que em Portugal a legislação não permite os suportes para bicicleta exteriores. Segundo a mesma pessoa, iria colidir com as medidas indicadas no registo do veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *