Categorias
Faça Você Mesmo Produtos CaP

Mudar cremalheira de 16 dentes para 21 dentes na Mobiky Genius

Mobiky

O nosso cliente Carlos Martín escreve-nos de Madrid com uma alteração à sua Mobiky Genius que lhe dá maior capacidade de lidar com subidas: mudar a cremalheira do cubo traseiro de 16 dentes para 21 dentes.

Distância percorrida pela Mobiky em cada mudança com uma volta completa da pedaleira:
cremalheira de 16 dentes cremalheira de 21 dentes
1ª = 2,82m
2ª = 3,85m
3ª = 5,24m
1ª = 2,15m
pela experiência do Carlos, permite subir com comodidade vias com inclinação até 10%
2ª = 2,93m
3ª = 3,99m
na opinião do Carlos para deslocações em cidade é mais do que suficiente, e permite atingir velocidades de até 17 Km/h com uma cadência normal

O Carlos teve que adaptar a protecção da corrente para cobrir a nova cremalheira usando uma folha de metacrilato (com 3mm de espessura) donde recortou os novos apoios da protecção. O Carlos enviou-nos também uma imagem em tamanho real com um esquema para guiar o corte da folha de metacrilato. Basta imprimir numa folha A4 que deve sair com o tamanho aproximado (com os ajustes de instalação feitos à custa de uma lima ou lixa). A imagem pode ser obtida aqui.

A corrente traseira teve que ser aumentada (para 84 elos) e ele optou por substituí-la por uma KMC nova.

É importante ter em atenção a necessidade de adicionar espaço entre a protecção e a cremalheira, onde o parafuso da protecção aperta. Isto serve para alinhar a protecção à frente com a nova posição atrás e impedir que a protecção cause atrito na corrente. O Carlos sugeriu uns 4mm obtidos com anilhas de no máximo 13mm de diâmetro externo. A quantidade de anilhas dependerá da sua espessura, para obter os 4mm.

Obrigado Carlos! 🙂 Se quiserem ajuda a efectuar esta alteração o Carlos mostrou-se disponível, deixem uma resposta a este post ou enviem-me um mail que eu envio-vos o endereço dele.

Enviem-nos os relatos das vossas alterações! 🙂

Por Bruno Santos

Instrutor de condução, formador e técnico de mecânica de bicicletas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *