Cenas a Pedal na Feira da Terra

Este fim-de-semana, 4 e 5 de Julho, das 9h às 23h e das 9h às 22h, respectivamente, há a 2ª edição da Feira da Terra, na Quinta da Fidalga, Seixal, um evento organizado pela AMIDS – Associação Multidisciplinar para a Inclusão e Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Câmara Municipal do Seixal. A entrada é livre.

feiradaterra

Durante o fim-de-semana entre palestras, oficinas, aulas, exposições, demonstrações, visitas guiadas, animações e espectáculos, vão estar presentes na Quinta da Fidalga empresas, indivíduos ou associações que apresentarão produtos, serviços e ideias, bem como as suas vantagens para o consumidor e para o meio ambiente.

São 2 dias inteirinhos de actividades e acesso a empresas dedicadas a áreas relacionadas com serviços e produtos vocacionados para a sustentabilidade ambiental (e não só).

A Cenas a Pedal vai desenvolver 2 actividades gratuitas no âmbito desta Feira:

Workshops de Bicicleta em Meio Urbano

O objectivo é dotar os participantes das ferramentas básicas que lhes permitam circular de bicicleta em ruas residenciais e similares, em conforto e segurança.

Estes workshops incluem muitos dos conteúdos programáticos do Nível 2 do nosso Curso de Condução de Bicicleta.

CCB

  • Dois workshops de 6 horas de formação cada.
  • Sábado das 14h às 20h30 e Domingo das 14h às 20h30 (atenção! esta informação está pouco clara nos materiais de divulgação da Feira, os workshops começam, em cada dia, às 14h, e terminam às 20h – com intervalos).
  • Vocacionado para o público mais jovem, a partir dos 9-10 anos.
  • Cada participante tem que levar a sua bicicleta, em condições seguras de operação (sob pena de não poder participar no workshop, por razões de segurança). É ainda fortemente recomendado: chapéu, protector solar, garrafas de água fresca, uns snacks (podem levar uma bolsa ou pequena mochila, que seja leve e confortável de transportar), e levar roupa adequada ao tempo/clima da altura, calças não largas e sapatos fechados.
  • Primeiros 90-120 minutos do workshop decorrem em recinto fechado, sem tráfego, no espaço da Feira (exercícios de destreza e controlo da bicicleta). O resto decorrerá em ruas calmas nas redondezas da Quinta da Fidalga, com condições reais de tráfego.
  • Inscrições (gratuitas) na Recepção da Feira até, o mais tardar, às 13h30 de Sábado e de Domingo. RECOMENDADO: envie-nos até ao final do dia de 6ª-feira um e-mail para cursos @ cenasapedal.com com a sua pré-inscrição, há 12 vagas, 6 para o workshop de Sábado, outras 6 para o de Domingo.

Laboratório de Cenas a Pedal

Nesta actividade a palavra de ordem é experimentar. O objectivo é proporcionar ao público a oportunidade de ver ao perto e experimentar diferentes veículos ainda de raro acesso no nosso país, conceitos novos. Pretende-se alargar horizontes e enriquecer a cultura velocipédica das pessoas. Tudo isto de uma forma descontraída, assistida e divertida. 😉

Laboratório de Cenas a Pedal

Bicicletas e triciclos reclinados para maior conforto e aerodinâmica (e diversão!). Bicicletas de carga para o dia-a-dia. Bicicletas dobráveis para a multimodalidade com os transportes públicos e/ou o carro, patinetes para uma nova maneira de nos locomovermos, verdadeiramente híbrida entre o correr a pé e o andar de bicicleta.

Na Feira da Terra o Laboratório consistirá no seguinte:

  • Triciclos reclinados – KMX Karts:
    2 de criança (modelos Storm e K Class) + 1 de adulto (modelo ST Class)
  • Bicicletas reclinadas – Azub:
    1 de adulto (modelo Bufo)
  • Bicicletas de carga – Xtracycle:
    1 de adulto, equipada com acessórios para transporte de crianças – Footsies e guiador de apoio
  • Bicicletas dobráveis – Mobiky:
    1 para adultos e crianças a partir de 1.30 m (modelo Genius)
  • Patinetes – Footbike:
    1 de criança (modelo Trail CUB) + 1 de adulto (modelo Street)

Esta actividade decorrerá entre as 9h e as 13h, dentro do recinto da Feira (não estranhe não aparecer nos folhetos oficiais, não foi a tempo de ser mencionada).

Será a estreia deste novo serviço, que expande o já habitual aluguer de karts KMX.

Outras ciclo-actividades da Feira:

Passeios e Visitas:
Dia 5, Domingo, 9h30 – Passeio de bicicleta na zona envolvente da Baía (CMSeixal e Clube de Cicloturismo dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal). [Nota: talvez pela ciclovia que existe ao largo da baía ligando as cidades de Amora e Seixal, passando pelas localidades de Correr D’Água, Torre da Marinha, Arrentela e Cavaquinhas?].

Palestras
Dia 5, Domingo, 17h30 – Rede ciclável do Seixal (CMSeixal).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *