Categorias
Ambiente e Energia Causas Crianças e Famílias educação Imagens Iniciativas

Ciclobiblioteca

Ciclobiblioteca

Ciclobiblioteca

Descobri acidentalmente que a Ciclobiblioteca já andou por Portugal, mais concretamente, em Vila Nova de Cerveira, aquando da sua Feira do Livro deste ano:

Ciclobiblioteca em VNCerveiraCiclobiblioteca em Portugal
Fotos: Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira

Já antes tínhamos aqui divulgado uma iniciativa parecida, a Mobil Bibliocicleta, uma iniciativa lisboeta, mas o projecto da Ciclobiblioteca é um projecto diferente em propósito e em escala. A começar nas próprias bicicletas, neste caso triciclos, próprios para o transporte de passageiros e carga, da Christiania, adaptados para a função de expositores de livros:

triciclo Christiania
Foto: Contos Solidários

A Ciclobiblioteca faz parte dos Contos Solidários, um projecto criado em 2000 pela ONGD galega Bicis pola Paz, monitorizado pelo colectivo de educação ambiental Papaventos e financiado pela Cooperación Galega, que visitou dezenas de escolas com o objectivo de sensibilizar e consciencializar os alunos sobre a necessidade de um compromisso solidário com a justiça e a liberdade, usando como ferramenta lúdico-pedagógica o conto, a poesia, o humor, a mímica…

Contadores de contos
Foto: Biblioteca Municipal de Rianxos

Quatro triciclos carregados com livros sobre o meio ambiente percorrem praças e praias, com as animações educativas dos “Atrapadores de contos”, que contam histórias sobre cuidar da natureza e o compromisso solidário. Com as receitas da iniciativa financia-se a entrega de bicicletas, bici-bibliotecas, mulotecas e bibliotecas em 23 países da América, Ásia e África através da Bicis pola Paz.

Adorei este projecto, pois consegue conjugar duas coisas fantásticas, que adoro: livros e bicicletas, para atingir objectivos nobres: a educação, a paz, o desenvolvimento. 🙂 Excelente!

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *