O primeiro triciclo reclinado feito em Portugal?

Descobri durante as minhas navegações pela web um inventor de Ovar, Carlos Camoesas, que diz que desde 2003 tem fabricado triciclos reclinados, em circulação em Ovar e Vila Pouca de Aguiar, e que afirma serem os primeiros made in Portugal, até prova em contrário. Fiquei muito contente com esta descoberta. 😀 É muito fixe, só é pena a pouca informação disponível… 🙁

tricla.jpg

Pelos vistos houve (há?) um modelo para crianças e um para adultos:

Penso que o nome é “Tricla“.

Pedi mais info por e-mail (especificações técnicas, preço, se está em produção ou não, etc) mas já se passaram vários dias e não tive ainda resposta. 🙁 Alguém sabe alguma coisa disto?

12 thoughts on “O primeiro triciclo reclinado feito em Portugal?

  1. Olá Ana,

    Cá estou de novo, após algum tempo sem me dedicar à construção de velocípedes. Desta vez, em lugar de uma trike reclinada, fiz um quad reclinado para o meu filho. Uma semimaqueta à escala aproximada de 1/2, de um clássico da Ford, o sedan de 1934. Fará a sua estreia nos próximos dias, na praia do Furadouro/Ovar.

    [IMG]http://i126.photobucket.com/albums/p85/camoesas/CamoesasovarcraftFordsedan1934pedalcarreplica.jpg[/IMG]

    Os melhores cumprimentos,

    Carlos

  2. Pingback: Jorge “Engenhocas” | Cenas a Pedal, o blog

  3. Ola Ana,

    A tal tricla que fiz em 2006 e andou por Vila Pouca de Aguiar, tem andado por Chaves e esta quarta-feira 21 de Julho de 2010, Luis Camoesas;

    “Chaves – Fátima em Tricícleta Reclinada Caseira para promover o xadrez. Numa iniciativa inédita para promover o Xadrez e as actividades mentais, A CASA DA MATEMÁTICA vai tentar concretizar a ligação entre Chaves e Fátima entre 21 e 25 de Julho, tentando dar jus à máxima “UMA MENTE SÃ EM CORPO SÂO” pedalando uma HOME-MADE RECUMBENT TRIKE construída pela OVARCRAFT. (…)”

    http://axvr.blogs.sapo.pt/50694.html

    http://fotos.sapo.pt/o63cFhfKjbMEVDissIZR

    http://videos.sapo.pt/sseNFUKEdqYIrbz9HnaR

    http://195.245.168.16/noticias/?t=Aventura-em-tricicleta-ao-longo-de-400-quilometros-e-cinco-dias.rtp&headline=20&visual=9&article=362385&tm=8

    Os melhores cumprimentos,

    Carlos

  4. Olá Ana,

    Novamente um pouco fora de tempo mas, segui o seu conselho e estou a actualizar o meu site e pmais particularmente a secção dedicada às Triclas, já com mais info disponível e a aumentar.
    http://www.ovarcraft.com/products.htm

    Assim, tenho o prazer de informar que lá coloquei à disposição de todos os interessados, o “Manual das Tricicletas Reclinadas” que escrevi em 2006 e que acompanhou a única Tricla que “vendi”.

    Respondendo directamente às suas perguntas:
    – A carenagem era para a Tricla da foto.
    – A marca lançada pela TV era…KMX.

    É com enorme satisfação que vejo que a lista das reclinadas artesanais está a crescer em Portugal e que a “Cenas a Pedais” está atenta!

    Os melhores cumprimentos,

    Carlos Camoesas

  5. Pingback: Trikes DIY na Nazaré « Blog da Cenas a Pedal

  6. Pingback: Outro trike DIY made in Portugal at Blog da Cenas a Pedal

  7. Pingback: Trikes “home made” em Beja at Blog da Cenas a Pedal

  8. Olá Carlos,

    Obrigada por responder, mesmo com atraso, não faz mal. 😉

    Seria óptimo se conseguisse ter uma página com mais informação sobre esta sua obra, mais não seja por motivos históricos! 🙂

    Obrigada pelos links para as imagens extra. Fiquei particularmente contente por ver uma ‘shell’ tipo velomobile! 😀 É para o triciclo em causa ou para outro?

    Estou curiosa por saber que marca foi lançada pela RTP nesse ano… Não pode divulgar, por favor? 🙂

    Cumprimentos, e votos de sucesso para todos esses seus projectos de “inventar e meter mãos-à-obra”!

    Cumprimentos,

    Ana

  9. Cara Ana,
    Aqui ficam links para a minha última criaçao; tricicleta reclinada com suspensao total e independente (Tricla GTFS). Também a tricicleta com que a minha filha comemorou o “Dia Sem Carros em Ovar/2004 e a capa do Jornal de Válega do dia 21 de Março de 2004.
    Obrigado e parabéns pelas iniciativas da “cenasapedal”.

    http://www.ovarcraft.com/tricicleta-reclinada.jpg
    http://www.ovarcraft.com/tricicleta.jpg
    http://www.ovarcraft.com/jornaldevalega2004-03-21.jpg

  10. Cara Ana, obrigado por me ter enviado o email e peço desculpa por não ter respondido. Respondo aqui, pois directamente do seu mail, fiz o seguimento para o blog que é excelente.

    Ao fim de uma semana, “só” tinha 375 mensagens por lêr, torna-se cansativo, admito que a grande maioria é spam. A minha página (http://www.ovarcraft.com) está desactualizada e só faço a manutençao mínima, de facto a empresa (em nome individual) está a passar um período de “stand-by”…

    Sim, afirmo que fiz as primeiras tricicletas reclinadas em Portugal! Em 2003, durante o Dia Europeu sem Carros, em Ovar, uma delas foi exibida durante todo o dia no centro da cidade, foi assunto na Comunicação Social Local (Ovar e Válega, existem registos).

    Também troquei alguns emails com a RTP na altura em que começaram a divulgar num programa para crianças, uma tricicleta, não digo a marca, a minha apareceu primeiro, se bem me lembro, exibi a minha em Váega e Ovar, na mesma semana em que foi feita pela primeira vez(Internacionalmente) a apresentação pública da que aparecia na TV.
    Certamente no espaço de uma semana, eu não teria tempo de copiar, fazer, testar e exibir uma réplica!

    (possuo documentação que se necessário, lhe enviarei para comprovar o que afirmo)

    Obrigado por me fazer referência no seu blog, os melhores e mais cordiais cumprimentos,

    Carlos Camoesas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *