Categorias
Notícias CaP Produtos CaP Serviços CaP Videos Web e outros Media

Bastidores

Na tarde do dia 2 de Agosto estivemos por Oeiras (Santo Amaro de Oeiras, a zona da Biblioteca Municipal, o Jardim da Quinta dos 7 Castelos…, um percurso que faço com alguma regularidade), a gravar uma reportagem sobre o nosso Curso de Condução de Bicicleta para um programa da RTP2 que irá para o ar lá para Outubro. O que nos pediram foi alguém a circular de bicicleta demonstrando algumas situações de condução (eu), outra pessoa noutra bicicleta que pudesse levar o cameraman a reboque (o Bruno na sua Xtracycle equipada com um par de Footsies e um guiador de apoio) e uma bicicleta adicional para a jornalista (que levámos também com a Xtracycle). A ideia original de ir filmando em movimento, à boleia do Bruno, não foi aplicada porque havia muito movimento e tornaria a situação perigosa, mas fez-se alguma B footage assim. 🙂

A reportagem em si correu razoavelmente bem, embora tanto eu como o Bruno tenhamos sentido que falámos muito depressa e que por vezes nos perdíamos um bocado na linha de raciocínio. É um bocado stressante ter uma câmara a olhar para nós e a gravar tudo enquanto nos fazem perguntas que não conhecemos previamente. 😉 As situações de trânsito também nem sempre resultaram como gostaríamos (em termos de ilustrar situações ou conceitos), por diversos motivos relacionados com o desenho da estrada, com o volume de tráfego na altura e com alguns comportamentos menos habituais de motoristas.

Resta esperar para ver o resultado, que deverá ser espremido, cortado e concentrado numa peça de até 8 min. É um trabalho ingrato, jornalista e cameraman filmarem e trabalharem ali uma ou duas horas para depois o resultado que sai cá para fora para as pessoas verem ser tão curtinho. É mesmo um trabalho essencialmente de bastidores.

Por Ana Pereira

Instrutora de condução, formadora em segurança rodoviária, e consultora em mobilidade & transporte em bicicleta. Bicycle Mayor of Lisbon 2019-2020.

5 comentários a “Bastidores”

Oh. Ana, eu passei há alguns anitos, uma manhã inteira a filmar uma aula de karaté, e o resultado foi todo deitado para o lixo, porque das imagens captadas, a maioria tinha as cabeças cortadas. E se nós suámos para aquilo sair na perfeição. São os chamados ossos do ofício. Vais ver que da próxima vai sair melhor.
Gostei.

Olá!

Descobri o seu blog hoje no Google e achei ele bem legal! Gostaria de saber se você não estaria interessado em trocar links comigo? Tenho um blog sobre a segurança no trânsito, e estou pensando em fazer alguns posts incentivando o uso de bikes no lugar de carros, principalmente no final de semana e em trajetos curtos, então acho que seria legal essa troca!

Meu blog se chama “Blog Dirigindo Seguro” e sua URL é: http://www.dirigindoseguro.com.br/

Já adicionei o seu link de qualquer jeito, pois achei o seu blog bem legal! 😛

Atenciosamente,
Geraldo Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *